2022/10/08

Tom Cruise a caminho do espaço?

Para o seu próximo filme, Tom Cruise poderá tornar-se no primeiro civil a fazer um passeio espacial no exterior da ISS... de verdade.

Ter mega-estrelas de Hollywood em aventuras espaciais não é nada de novo - algo que até agora foi conseguido graças à magia do cinema e dos efeitos especiais. Mas, parece que isso não é suficiente para Tom Cruise, que poderá mesmo ir até ao espaço para um dos seus próximos filmes.

Apesar da ajuda dos efeitos digitais, Tom Cruise é conhecido por realizar fisicamente muitas das proezas que os seus personagens efectuam nos seus filmes. Em filmes passados já o vimos pendurado em arranha-céus, no exterior de aviões em voo e, no mais recente Top Gun: Maverick, as filmagens decorreram mesmo no interior de aviões a fazerem manobras que sujeitavam os actores às forças G que seriam complicadas de replicar com os efeitos tradicionais.

É também isso que se passa nos filmes que tentam replicar a gravidade zero, havendo sempre detalhes (como o cabelo ou outros elementos) que denunciam que ainda não se chegou ao ponto de recriar o efeito da gravidade zero tal como é na realidade. E por isso mesmo, parece estar a ser equacionado seriamente colocar Tom Cruise no espaço. Algo que agora se torna possível graças aos voos mais "económicos" possibilitados pela SpaceX.

Só que Tom Cruise poderá ir mais longe. Apesar de não ser o primeiro "turista" na ISS, poderá tornar-se no primeiro civil a ter direito a fazer um passeio espacial do lado de fora da ISS.

Claro que haverá ainda muitas questões a resolver, tanto a nível de seguros e avaliações de risco, a toda a logística de fazer uma filmagem com nível de produção de Hollywood no espaço. Mas, tendo em conta o seu histórico, é algo que tem boas probabildades de se vir a concretizar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)