2022/10/15

Turbina eólica bate recorde de produção de energia

Um protótipo de turbina eólica da Siemens Gamesa bateu um recorde de produção, gerando 359 MWh num período de 24 horas.

A Siemens Gamesa 14-222 DD é uma turbina eólica concebida para instalação no oceano, com capacidade oficial de 14 MW que pode chegar aos 15 MW usando um modo Power Boost. Conta com pás de 108 metros de comprimento feitos numa peça única, e um diâmetro total de 222 metros.

A energia produzida apenas num dia seria suficiente para fazer circular um automóvel eléctrico como um Model 3 por quase 2 milhões de quilómetros. Em funcionamento normal, poderá fornecer energia para 18 mil lares anualmente.

A empresa diz que tem conseguido optimizar e simplificar a mecânica destas turbinas, usando menos peças móveis, acelerando a produção e aumentando a sua fiabilidade; e que começará a produção em série em 2024. Considerando que esta nova geração melhora em 25% a produção de energia face à geração anterior, não deverão faltar interessados - tendo já recebido uma encomenda de 60 turbinas para instalação num parque eólico marítimo ao largo da costa da Escócia.

De relembrar que a Siemens Gamesa também já começou a produzir pás ainda maiores com 115 metros, para rotores com diâmetro de 236 metros, que poderão produzir ainda mais energia.

1 comentário:

  1. Claro que isto seria num mundo perfeito, mas 370 destas produziam todo o consumo anual de Portugal.
    Se formos a ver não são assim tantas. Não conheço os números atuais mas em em 2013 (há 9 anos atrás) já tínhamos passado 2500 geradores eólicos. Certamente que neste momento há MUITO mais, não tenho a certeza mas pelo que encontro do que produzimos neste momento temos mais do triplo do que tínhamos nessa altura, não será o triplo dos geradores porque ao longo do tempo também ficaram melhores mas vamos imaginar que temos 6000 agora, 6000 para produzir uns 25% da energia que consumimos. Relembro que 370 das faladas na publicação fazem 100%.

    ResponderEliminar