2022/10/11

WhatsApp com bloqueio de screenshots e grupos até 1024 pessoas

O WhatsApp prepara-se para fazer parte do grupo de apps que impede os utilizadores de fazerem capturas de ecrã, e também prepara um aumento do número de pessoas por grupo.

A par da modalidade paga para empresas, o WhatsApp está a preparar algumas novidades para todos os utilizadores. Prometendo dar maior controlo aos utilizadores, o WhatsApp faz o oposto, retirando a possibilidade de se fazer aquilo que se assumiria ser um "direito do utilizador": deixando de permitir a captura de ecrã em mensagens marcadas para serem vistas apenas uma vez.

É o tipo de restrição idiota, já que nada impede o utilizador de captar a mensagem/imagem por outros meios - nem que seja tirando uma fotografia ao ecrã - e que apenas se torna num inconveniente que retira o controlo dos utilizadores. Para quem envia, se tem confiança suficiente para mandar esse conteúdo para alguém, seguramente estará consciente que essa mesma pessoa poderá recorrer a formas de o manter se assim o entender.

Além disto, temos a possibilidade de definir quem pode ver se estamos online, e sair de grupos sem que a indicação seja divulgada publicamente. E falando de grupos, o WhatsApp está a preparar a expansão dos grupos para 1024 participantes, o dobro do actual limite de 512 pessoas.
Porquê este número estranho e não um limite "certinho" de 1000 pessoas? Estes números, 512 / 1024 são imediatamente reconhecíveis por quem lida com computadores, por serem números que representam a numeração binária de base 2: 1-bit pode guardar dois números (0 e 1), 2-bits permite representar quatro números (00,01,10,11) , 3-bits oito números, 4-bits 16 números, e assim sucessivamente. Com 8-bits chegamos aos 256 números, sendo seguido pelos 512 (9-bits) e 1024 (10-bits).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)