2022/11/14

DeviantArt lança gerador de imagens AI DreamUp perante críticas dos artistas

O site DeviantArt está a gerar enorme contestação ao criar o seu próprio sistema de geração de imagens via AI treinado no trabalho dos utilizadores do site.

Muitas vezes assumindo-se como um site que colocava a protecção dos artistas em primeiro lugar - posição natural para um site que sobrevive à custa dos trabalhos lá publicados pelos utilizadores - o DevianArt dá enorme trambolhão na confiança e reputação ao lançar um sistema de geração de imagens AI chamado DreamUp que trai esse suposto princípio.

Em causa está a forma como tudo foi feito, começando pelo pouco amigável facto de assumir que todos os artistas permitiriam a utilização das suas obras para o treino do modelo AI; e fazendo com que o processo de dizer que não se aceitava a utilização tivesse que passar pelo envio de um formulário que tinha que ser verificado manualmente, dando origem a enormes atrasos. E, mesmo assim, aparentemente não impedindo que o modelo já tenha sido treinado usando obras de outros artistas de forma abusiva.


Em resultado da polémica resultante, onde vários artistas até ameaçaram apagar todos os seus trabalhos e eliminarem as suas contas da plataforma, o site diz que passará a assumir que os trabalhos não deverão ser usados para treino de AI a não ser que os seus criadores o especifiquem deliberadamente. Mas, apesar de já chegar tarde, é algo que pode acabar por não ter o efeito pretendido, já que parece limitar-se à aplicação de uma nova flag "noai" nas imagens que indica que as mesmas não deverão ser utilizadas para treino de sistemas AI, mas que nada impede que as mesmas continuem a ser utilizadas (ao estilo dos pedidos de "não tracking" que os browsers podem fazer, mas que são sumariamente ignorados pelos sites que se visitam).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)