2022/11/03

Matter arranca com centenas de dispositivos e muitas actualizações

Após quase um ano de promessas, entramos finalmente na fase em que o Matter irá começar a mostrar o que vale.

O Matter é a mais recente aposta que visa tentar trazer ordem ao panorama dos smart devices para a casa, de modo a garantir que quanto um consumidor comprar uma "lâmpada inteligente" não fique limitado a ter que a utilizar com a app de um fabricante específico, ou ter um hub específico se for caso disso. O objectivo é assegurar que qualquer dispositivo compatível Matter possa funcionar de forma "automática" com qualquer outro dispositivo Matter, independentemente da marca ou fabricante ou plataforma. Essa é a ideia, mas ainda irá demorar algum tempo até que seja efectivamente assim.

Por agora o Matter arranca com suporte para um número reduzido de categorias de equipamentos, como lâmpadas inteligentes, termóstatos, sensores, cortinados e fechaduras. Mas, fica já prometida que em breve chegará o suporte para câmaras, aspiradores, sistemas de gestão de energia, electrodomésticos, controladores de portas de garagem, sensores de qualidade do ar, detectores de fumo e monóxido de carbono, e sensores de presença.
O sistema conta com o apoio da Google, Samsung, Amazon, Apple, Signify / Philips, e muitas outras empresas, e numa primeira fase podemos esperar um grande lote de actualizações. Todas elas estão a prometer actualizações para o suporte do Matter, incluindo produtos Aqara e Ikea.

Esperemos que esteja seja, definitivamente, a última vez que temos um processo de transição que se arrisca a deixar ficar alguns produtos não suportados que terão que ser substituídos (ou integrados de forma mais complicada do que o desejado), e que de agora em diante o Matter venha simplificar a vida a todos os que vão adicionando "smart devices" às suas casas.

4 comentários:

  1. Presumo que seja devido a esta alteração que os produtos ZigBee da Lidl têm vindo a ser escoados a preços de saldo nos últimos meses.

    Mesmo assim, em princípio, tudo o que era ZigBee, continuará a funcionar e a ser compatível com este novo conceito "Matter", não será?
    🤔🤔

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tecnicamente poderão ser, mas podem precisar de alguma actualização. De resto, pelo menos numa primeira fase, muito continuarão dependentes de ter um hub a fazer o serviço.

      Eliminar
    2. Ok, sem problemas. Tenho um HUB na minha casa e outro na casa da minha mãe. Até agora têm sido fiáveis e consigo aceder a qualquer equipamento através da internet.

      Só espero que nunca venha a ficar "orfão" nem que os equipamentos possam vir a tornar-se inutilizáveis.

      Eliminar
    3. Quem tem que suportar o matter, nesse caso, é o HUB. o zibee é para a comm entre o hub e o device proprieamente dito. assim, desde que o fabricante lance um fw para o hub com matter, a coisa deve rolar.

      Eliminar