Tendo tratado do assunto a nível dos chips para smartphones e tablets topo de gama, a MediaTek apresenta também outros chips bastante relevantes para o mundo moderno.
MediaTek T800
O MediaTek T800 dá continuidade ao T700, sendo um modem 5G que suporta as frequências sub 6 GHz e mmWave, em redes SA (StandAlone) e NSA (Non-StandAlone), e também dual SIM em dual standby. Suporta as especificações 4GPP Release-16 e 4CC carrier aggregation, que lhe permitem suportar velocidades máximas de até 7.9 Gbps em download e 4.2 Gbps em upload.O chip é produzido em processo de 4nm e suporta interfaces PCIe e USB.
Pentonic 1000
Já o Pentonic 1000 é um chip destinado a Smart TVs 4K topo de gama. Suporta ecrãs 4K com refresh rate variável (VRR) até 144 Hz, e não se esquece do Auto Low Latency Mode de baixa latência adequado para jogos. Também suporta Dolby Vision e Dolby Atmos, e pode descodificar e exibir até 8 streams de vídeo em simultâneo (talvez comece a ser possível ver um vídeo da Netflix em ecrã completo enquanto se tem uma janela a dar um vídeo da Disney+ e outro com uma videochamada para um amigo - embora a MediaTek refira a aplicação desta capacidade para eventos desportivos em transmissões multi-ângulo que permitam ver a acção de múltiplas câmaras simultâneamente).Não menos interessante, é também um dos primeiros chips a ter suporte para o novo codec H.266 / VCC, para além dos habituais HEVC H.265, VP9, AVS3 e AV1.
As primeiras Smart TVs com este chip chegarão ao mercado no início de 2023.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)