2022/11/18

Teams com língua gestual

Depois dos jogos, a Microsoft aposta num modo de linguagem gestual para o Teams.

Recentemente vimos a MS a levar jogos ao Teams (mas que ficam reservados para clientes empresariais - oportunidade perdida para cativar os utilizadores comuns). Agora, temos uma funcionalidade de ordem prática que visa tornar o serviço mais inclusivo e acessível, disponibilizando um modo de língua gestual.

Embora não se trate ainda de fazer algo como transcrição / tradução automática para língua gestual - ao estilo do que é feito nas transcrições e legendas - este modo vem dar resposta aos pedidos dos utilizadores, permitindo manter a janela do intérprete de linguagem gestual em posição destacada e com dimensão adequada para facilitar a sua compreensão.
Os utilizadores poderão manter duas janelas prioritárias de visualização, para poderem acompanhar a videoconferência e a janela do intérprete, e também têm direito a um novo painel de acesso às opções de acessibilidade, onde poderão activar e desactivar este modo, as legendas, etc.

Com este modo a MS diz que se irá evitar a necessidade de estar a ajustar continuamente, em cada nova videoconferência, quem é a pessoa que se deseja manter em destaque (para ver a língua gestual), permitindo que isso seja feito de forma automática, tornando as sessões mais eficientes.

1 comentário:

  1. Sea transcrição para texto funcionar bem, não será necessário "transcrição" automática para linguagem gestual.

    ResponderEliminar