2022/11/09

Twitter com verificação oficial além do "visto azul"

O Twitter continua sob críticas, agora com nova forma de verificação oficial para tentar resolver o problema que criou com a venda dos vistos azuis.

Actualização: Elon Musk já mudou de ideias.

A cada dia que passa Elon Musk parece "enterrar-se" cada vez mais no Twitter. Depois de ter despedido milhares de funcionários e logo de seguida apressar-se a tentar recontratar alguns que terão sido despedidos por engano, agora lança um novo sistema de verificação em resposta à sua própria destruição do sistema de verificação dos vistos azuis.

Até agora, o visto azul numa conta servia como garantia de que a conta / utilizador era efectivamente quem dizia ser - uma vez que no Twitter qualquer utilizador pode definir o seu nome como bem quiser, incluindo o nome de políticos, artistas, empresas (ou até do próprio Elon Musk - embora isso possa dar direito a ter tratamento à excepção das regras). No entanto, o tumulto gerou-se quando Elon Musk disse que o visto azul seria dado a todos os que pagassem $8 por mês pelo serviço Twitter Blue, sem qualquer tipo de verificação.

Com essa "pequena" alteração, o suposto estatuto de garantia de que a conta era de quem dizia ser desapareceu por completo, fazendo com que qualquer conta falsa pudesse visualmente aparecer como legítima, uma vez que por $8 passaria a ter o tradicional visto azul que a indentificaria como tal.

E agora que isso foi arruinado, a solução do Twitter é... criar um novo sistema de verificação, que apresenta um legenda adicional que indica que a conta, de facto oficial!


Mas nem isto evitará as críticas, já que esta legenda - pelo menos por agora - nem sequer é vísivel nos próprios tweets, ao contrário do que acontece com os vistos azuis (que nenhum valor têm para efeitos de verificação de identidade).

Um caso para acompanhar. Provavelmente daqui por mais duas semanas teremos novo sistema de verificação para contas verificadas, com mais um par de legendas sem visibilidade, ou novos vistos em azul diferenciado para quem pagar $10 ou $16. Uma coisa é certa: não faltará material para a novela do Elon-Twitter-Musk a cada dia que passa.


Actualização: Afinal parece que a nova label "oficial" também será exibida a par dos tweets.


Actualização 2: Não demorou muito... Elon Musk já mudou de ideias novamente e acabou com a nova legenda de verificação oficial.


1 comentário: