2022/12/28

Audi adopta R33 Blue Gasoline nas fábricas

Muitos dos veículos que saem das fábricas Audi são distribuídos com combustível R33 amigo do ambiente.

Depois das estações de abastecimento das fábricas terem transitado para o R33 Blue Diesel no ano passado, foi introduzido o seu complemento R33 Blue Gasoline – a forma da Audi contribuir para a redução de utilização de combustível fóssil e ajudar a atingir os objectivos climáticos.

Os combustíves R33 Blue Gasoline e R33 Blue Diesel consistem num terço de componentes renováveis, baseados exclusivamente em materiais residuais e de desperdício, sendo por isso denominados biocombustíveis de segunda geração. A parte renovável da gasolina consiste em 10% de oxigenatos de combustível, por exemplo, etanol, e 23% de bionafta, que é obtida a partir de materiais residuais, tais como tall oil, um subproduto da produção de pasta de papel. O R33 Blue Diesel consiste em 26% de combustível parafínico renovável, ou seja, HVO (óleo vegetal hidrotratado), e 7% de biodiesel. Os restantes 67% são constituídos por combustível fóssil.

Os combustíveis azuis R33 reduzem as emissões de CO2 em pelo menos 20% em comparação com o diesel fóssil e a gasolina na análise well-to-wheel, e o valor está a aumentar. Ao financiar projectos ambientais certificados, os produtores de combustível fazem mais para melhorar o impacto ambiental dos restantes componentes fósseis nos combustíveis R33. O objectivo é reduzir ainda mais o efeito de estufa global e a utilização de tais combustíveis é um passo importante para o objectivo da Audi de neutralidade de carbono nos seus locais de produção até 2025.

A R33 Blue Gasoline cumpre integralmente a norma aplicável à gasolina, DIN EN 228, o que significa que qualquer veículo aprovado para funcionar com gasolina Super 95 E10 pode usar este combustível amigo do ambiente. O R33 Blue Diesel cumpre a norma mais prevalecente actualmente, EN 590, e é, portanto, certificado para todos os veículos a diesel – mesmo os mais antigos.

Para além das estações de serviço da Audi, Volkswagen, e Bosch, o R33 Blue Diesel já está disponível em estações de serviço públicas. No entanto, o Super E10 e o gasóleo com até 7% biodiesel (indicado pelo símbolo B7 nas estações de serviço) continuam a ser a norma na Alemanha. Os fabricantes de óleo mineral também planeiam utilizar a R33 Blue Gasoline na rede de estações de serviço existente. A utilização de reFuels não requer quaisquer ajustes de hardware nas estações de abastecimento.

[Pela Estrada Fora]

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)