2022/12/18

Casa mostra telhado solar da Tesla

Nos EUA há uma casa que se torna quase num projecto de demonstração do telhado solar da Tesla, para quem não tiver limites de orçamento.

Este projecto de construção no Texas mostra aquilo com que a maioria poderá apenas sonhar, resultando numa casa imensa com telhas solares da Tesla com capacidade total de 30 kW, posicionadas com diversas orientações. Mas, uma vez que o orçamento não parece ter tido grandes constrangimentos, a coisa não se fica pelas telhas.

A casa conta também com cinco Tesla Powerwalls, providenciando até 67.5 kWh de energia, e três inversores Tesla de 7.6 kW. Ou seja, um projecto perfeito para demonstrar como todas as casas poderiam / deveriam ser em termos de energia solar, se o preço não fosse objecção.
Embora não tenha sido indicado o custo, estima-se que um projecto deste tipo custará cerca de 500 mil dólares só para a parte da energia. Um valor que parece muito... mas que começa a parecer cada vez mais atractivo face ao custo sempre crescente da energia.

Pessoalmente, embora o conceito das telhas solares seja "interessante" para efeitos de manter a tradição e compatibilidade com os processos de instalação dos telhados tradicionais, penso que seria bastante mais eficiente olhar para painéis solares de grandes dimensões que pudessem ser usados directamente como telhado, dispensando por completo as telhas, como empresas como a Roofit Solar têm proposto. Perdia-se o aspecto tradicional do telhado, mas ganhava-se em eficiência, redução do tempo de instalação, etc.

3 comentários:

  1. Claramente instalar um telhado 100% painel solar, mesmo que algumas zonas produzam menos energia, seria a forma ideal de aproveitar o telhado para gerar benefícios como energia própria, eventualmente uma renda conforme for ou não possível comercializar a mesma, e de uma perspectiva geral tornar as comunidades um pouco mais independentes energeticamente em áreas onde a presença solar seja mais frequente ao longo dos anos.
    As baterias, existia um projecto português universitário onde estavam a desenvolver uma bateria que acho que durava até cerca de 10 anos, algo desse género está longe de ser ideal, já que o ideal é que durasse 100 anos ou mais (para ser instalar & esquecer), mas é melhor que durar apenas 1 a 5 anos que as baterias costumam durar na prática.
    A tecnologia de painéis solares precisa de uma revolução que torne barato o seu desenvolvimento e aplicação.

    ResponderEliminar
  2. Se os preços de energia duplicarem, 500 mil dólares chegaria para pagar energia de um apartamento T3 durante 250 anos.

    Há muita gente que faltou às aulas de matemática...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa pessoa não foi o que instalou, dependo do país/ zona onde vive:

      - há países que devolvem uma boa parte do valor em impostos
      - se esse mesmo país obrigar as elétricas a comprar essa energia a bom preço e aplicar baixos impostos ao "produtor privado", ele é pago muito bem por essa energia
      - se durante o dia um membro trabalhar em casa (1 ou 2 monitores, um desktop potente, eletrodomésticos habituais, senhora limpeza com Aspirador, etc e em cima AC...) a energia consumida pode ser toda solar.

      Dependo do país, pode inclusive pagar tudo em 5 anos; se for um país do sul com as suas más políticas, nem em 250 anos...

      Eliminar