2022/12/03

Como fazer um suporte de câmara com pan tilt zoom programável

Este projecto mostra como fazer um suporte de câmara com pan tilt zoom (PTZ) de nível profissional, com controlador que permite programar movimentos.

Hoje em dia já é possível ter acesso a sistemas de estabilização gimbal motorizados a custo relativamente acessível, mas este projecto leva a coisa a um nível completamente diferente. Aqui vemos como criar um sistema PTZ para câmaras digitais que permite o controlo remoto manual, ou criar um sistema de motion control de nível profissional capaz de seguir rotinas programadas, de grande utilidade para coisas como animação stop motion - ou possibilitando que uma única pessoa controle múltiplas câmaras alternadamente ou simultaneamente a partir de um único local.

O projecto base consiste no módulo PTZ para a câmara, com controlo WiFi.



Depois, temos as opções de controlo, com uma estação de controlo com comandos automáticos e manuais, ou em alternativa um controlador mais simples apenas para percursos programados.







É um conjunto que provavelmente custaria muitos milhares de euros se fosse comprado, mas que assim fica ao alcance de qualquer entusiasta ou curioso - que até pode fazer negócio, fazendo uns kits para vender a fotógrafos ou até YouTubers e streamers. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)