2022/12/03

OpenAI lança AI para conversas ChatGPT

A OpenAI disponibilizou o seu novo projecto ChatGPT, que nos deixa interagir com um sistema de AI conversacional capaz de lidar com inúmeros cenários - com resultados surpreendentes.

O ChatGPT é o mais recente projecto da OpenAI que fica acessível publicamente, e que tem dado muito que falar. Este agente de AI tem a incrível capacidade de não só poder responder a perguntas directas sobre factos, ao estilo do Google Assistant e Siri, mas de nos dar respostas que, invariavalmente, nos irão surpreender. Enquanto os actuais sistemas rapidamente mostram as suas limitações assim que tentamos ir para além das perguntas com respostas básicas, neste ChatGPT torna-se extremamente divertido ir mais e mais além.

Na internet têm sido publicados inúmeros exemplos das suas capacidades, que vão desde fazer os trabalhos de casa, a escrever relatórios (em diferentes estilo, de poesia a estilos clássicos antigos), a inventar histórias, sugerir ideias malucas, explicar tópicos complicados, e mil e uma coisas mais (como reescrever a letra do Bohemian Rhapsody dos Queen). Mas as coisas não se ficam por aí. Podemos também falar com o ChatGPT sobre programação, com um dos exemplos a mostrar um caso em que alguém pergunta porque motivo uma função não está a trabalhar como seria suposto, e o ChatGPT a sugerir correctamente que faltava uma coisa.
Obviamente, e como a OpenAI alerta desde o início, é perfeitamente possível que este ChatGPT ponha "os pés pelas mãos" e diga coisas completamente absurdas. Mas, mesmo tendo isso em consideração, são inegáveis as suas potencialidades, que demonstram o quanto os nossos assistentes actuais (Google Assistant, Siri, Alexa) são "pré-históricos".


Actualização: Também fala em português.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)