2022/12/05

ChatGPT também fala em português

A cada dia que passa vão surgindo mais exemplos impressionantes do ChatGPT, e uma das surpresas é que também fala em português.

É impossível não perder (demasiado) tempo com o ChatGPT e ficar maravilhado com as coisas que são possíveis. Além do habitual inglês, o ChatGPT - um assistente AI de conversação - também podem falar em português, e as possibilidades multiplicam-se. Tudo o que temos que fazer é, no início, pedir-lhe para que mude a língua para português, com algo como "let's switch to portuguese please". E a partir daí temos todo um novo mundo à disposição.

Para começar, pedi-lhe "Escreve uma história sobre como o Porto é melhor que Lisboa", e o resultado não demorou a surgir.

E para demonstrar como ele se safa bem até com pedidos absurdos, eis o resultado do pedido "faz um relatório que compara um dragão com portugal".

Se se sentirem mais históricos, podem ver as diferenças para "faz um relatório que compara um dragão com portugal, escrito em estilo de Camões".

E se quiserem libertar a língua com regionalismos populares, nada como pedir um "hino nacional à moda do Porto, usando fod@-se em cada frase".

Recorde-se que apesar da apresentação aparentemente correcta e acertada, tudo o que sair da boca do ChatGPT pode ser completamente falso e errado. Mas, de qualquer forma, não deixa de ser impressionante vê-lo a lidar com os nossos pedidos e conversas, mesmo que tudo não passe de uma grande ilusão de "inteligência".

Uma coisa é certa... os professores vão começar a ter muito mais trabalho para verificar se os alunos não se limitaram a atirar as perguntas para o ChatGPT e a fazer copy-paste dos resultados. :)


P.S. E quem diz alunos, diz também todo o tipo de outras tarefas a nível profissional, como:

Escreve uma carta simpática a informar que os preços vão aumentar.

Escreve uma carta agressiva a lembrar um amigo que não pagou a sua parte do jantar.

Ou, se precisarem de um pedido de desculpa por terem chegado tarde ao trabalho, o ChatGPT também trata do assunto!

3 comentários:

  1. Não consigo fazer poemas, estilo Camões ou quem quer que seja :( De resto, genial, estou farto de me rir

    ResponderEliminar
  2. Comecei por perguntar se conhecia uma localidade (sem referir que era uma localidade) aqui no Algarve (Alcalar). A pergunta foi: "Você conhece Alcalar?"

    A resposta que obtive foi desconcertante: "Não sei se Alcalar é um local ou uma pessoa." Disse que não pode navegar em páginas internet (o que até compreendo, pois se pudesse imaginem a %$!#% que dali viria - ou então que colocassem um filtro para apenas navegar em sites SFW)

    Por isso, e após o segundo artigo que o Carlos publicou (https://abertoatedemadrugada.com/2022/12/chatgpt-e-capaz-de-simular-um.html) em que é referido que afinal é permitido navegar em páginas internet... Enfim, fiquei confundido...

    Ou então, é mesmo um limite deliberado que lhe colocaram para que não produza muita confusão...

    ResponderEliminar