2022/12/16

FSD da Tesla está a piorar - segundo dados dos utilizadores

Com base em dados recolhidos pelos próprios utilizadores, o modo FSD da Tesla tem estado a ficar cada vez pior ao longo do ano.

Ao contrário de outras empresas, a Tesla não tem divulgado dados dos "disengagements" do seu modo FSD, que contabiliza a frequência com que o seu modo de condução autónoma passa o controlo para o condutor - quer por ter encontrado alguma situação com que não consegue lidar, quer por intervenção do próprio condutor, ao ver que o sistema está prestes a fazer algo errado. No entanto, isso não impede que os próprios utilizadores e fãs da Tesla estejam a compilar esses dados, com resultados que contrariam as melhorias prometidas por Elon Musk e pela Tesla.

O desejável é que o sistema de condução autónoma conduza pela máxima distância possível sem que seja necessária qualquer intervenção do condutor. Mas, com base nos dados compilados pelos utilizadores, esse valor tem caído substancialmente, com uma redução de 54% face aos valores que tinha em Março, e deixando o sistema num patamar idêntico ao que tinha há um ano.


Claro que estes dados podem não representar o panorama global, já que são recolhidos por um número reduzido de pessoas (face a todo o universo de condutores de Teslas), e podem também ser tendenciosos, no aspecto em que poderá contar com mais contribuições de pessoas que se sentem descontentes com o sistema, do que daquelas para quem o FSD tem funcionado bem e não sentem necessidade de se queixar.

De qualquer forma, em abono da transparência que Elon Musk tanto apregoa, seria extremamente positivo se a Tesla disponibilizasse dados oficiais sobre as prestações do modo FSD.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)