2022/12/16

Google activa Matter nos Android e Nest Home

A Google marca finalmente a entrada na era Matter com a sua activação nos Nest e nos Android, prometendo simplificar a integração de smart devices para a casa.

Depois de décadas de luta entre dispositivos inteligentes que depois não falavam entre si - por exemplo, não se podendo utilizar um sensor de movimento da marca X para ligar uma lâmpada inteligente da marca Y - chega finalmente o Matter com a promessa de que - a partir de agora - tudo será mais simples.

Com o standard Matter, a ideia é que todos os dispositivos possam ser facilmente instalado em casa, e automaticamente ficando integrados com todos os demais dispositivos, independentemente da marca ou fabricante. Por agora, na Google, o suporte Matter chega aos Nest Mini, Nest Audio, Nest Hub (1st e 2nd gen), Nest Hub Max, Nest Wi-Fi Pro, Google Home, e Google Home Mini. Para quem tiver algum destes dispositivos, ficará automaticamente com um bridge que faz a ligação entre os dispositivos Matter. Outros dispositivos como o Nest Thermostat (2020) e Nest Wi-Fi (não-Pro) chega em 2023.

Adicionalmente, também foi adicionado o suporte Matter aos Android, e até a Google Home app para iOS também terá suporte Matter no próximo ano.


A Amazon também confirmou que a grande maioria dos dispositivos Echo irá receber actualização para o Matter (actualização: já começou), e a Apple já adicionou o Matter ao seu HomePod Mini (2nd Gen) e Apple TV 4K (2nd Gen).

Esperemos que seja desta que finalmente o panorama dos smart devices e casas inteligentes se materialize num processo simples e acessível para toda e qualquer pessoa.

2 comentários:

  1. Tarde, mas para lá caminhando...

    ResponderEliminar
  2. Como é feita essa disponibilização nos Android?
    Em novas versões do Android ou num update via PlayStore?

    ResponderEliminar