2022/12/20

Mastodon cresce para os 2.5M de utilizadores activos

O criador do Mastodon revelou que a plataforma open-source passou de 300 mil para 2.5 milhões de utilizadores activos desde que Elon Musk começou a dirigir o Twitter.

Num post publicado a criticar o Twitter pela decisão, entretanto revertida, de proibir links para o Mastodon e outros serviços que Elon Musk considerava serem concorrentes, Eugen Rochko revelou o crescimento explosivo do número de utilizadores no Mastodon, grande parte deles sendo "refugiados" do Twitter.

Passar de 300 mil para 2.5 milhões, em apenas dois meses, representa um crescimento astronómico que imediatamente faz com que o Mastodon tenha um peso bastante diferente no sector das redes sociais. No entanto, há que estar consciente de que o Mastodon poderá não ser a "plataforma perfeita" que se esperava numa era pós-Twitter. Nomeadamente, apesar de ser uma plataforma open-source, continua a estar dependente de servidores, cada um deles controlado pela pessoa que o criou, e que tem poder total e absoluto para decidir o que aceita ou não aceita por lá - pode até dar-se o caso de, a qualquer momento, mudar de ideias e encerrar o servidor sem pré-aviso ou justificação.

Claro que, tendo em conta essa vertente open-source, cada um está livre de criar o seu próprio servidor Mastodon e assumir o seu próprio controlo - mas, quantos utilizadores estarão dispostos a isso?

De qualquer forma, será sempre interessante ver que tal o Mastodon irá evoluir ao longo dos próximos anos, sendo inegável que muito deve a Elon Musk por ter dado esta pequena ajuda de empurrar dois milhões de utilizadores para a plataforma.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)