2022/12/26

Notepad do Windows vai ganhar tabs

A Microsoft está a preparar uma remodelação do velhinho Notepad, que se tem mantido praticamente intocado desde o século passado.

O Notepad é o editor de texto básico que vem de origem com o Windows (não confundir com o WordPad, que já inclui algumas capacidades para formatação do texto em documentos), e que ao longo das décadas se mantido tal como era nos tempos do Windows 95.

Isso fez com que a maioria das pessoas que precise de utilizar editores de texto já se tenha mudado há muito para editores mais modernos e capazes, como o imensamente versátil Notepad++ (que suporta coisas como a sintaxe de inúmeras línguas de programação, macros, plugins, e muito mais) e que também suporta tabs para manter múltiplos ficheiros abertos simultaneamente, algo que o Notepad da Microsoft parece estar prestes a ganhar.

A imagem surgiu no Twitter mais foi rapidamente removida - talvez por se terem apercebido da mensagem bem visível "Confidencial: não tirar screenshots".

De qualquer forma, é algo que bem no seguimento da aplicação de tabs ao File Explorer, e que contribuiria para dar um toque de consistência e também de (ligeira) modernidade a um editor de texto que parecia ter ficado esquecido desde os tempos dos Windows pré-históricos.

2 comentários:

  1. Se a Google lançasse uma versão do Keep para Windows, eu deixaria de usar o Bloco de Notas, mas assim, lá vou continuando a usar essa ferramenta básica mas bastante útil em Windows.

    ResponderEliminar
  2. Ao inicio pela imagem parecia-me o Sublime Text, será uma tentativa da Microsoft copiar o Sublime?

    ResponderEliminar