2022/12/15

Nova Zelândia avança com proibição de venda de tabaco para quem nasceu após 2009

A Nova Zelândia avança com uma proibição ambiciosa no consumo de tabaco, que não abrange apenas os menores de idade mas irá ter efeito vitalício para quem nasceu depois de 2009.

A maioria dos países tem leis que proíbem a venda de tabaco a menores, mas a Nova Zelândia dá um passo importante no sentido de acabar com o tabagismo, definindo apenas a data de nascimento. Todas as pessoas nascidas após o início de 2009 estarão impedidas de comprar tabaco legalmente, e se por agora isso se traduz em crianças com até 14 anos, a diferença é que terá efeito permanente mesmo após atingirem a idade adulta.

O Governo neo-zelandês diz que isto irá permitir uma sociedade mais saudável, com cidadãos com mais tempo de vida e de forma saudável, e poupança de milhões de dólares no serviço de saúde por se reduzirem os tratamentos com doenças causadas pelo fumo. Também os postos autorizados de venda de tabaco serão reduzidos, passando dos actuais seis mil para apenas seiscentos no final de 2023.

Eu considero que a permissão da venda de tabaco é uma das maiores hipocrisias das sociedades modernas, literalmente permitindo que as pessoas se "matem" lentamente e, no processo ainda importunem muitas outras pessoas que terão que levar com o seu fumo quer queiram ou não. Agora é só esperar para ver se algum outro país ganha coragem para seguir o exemplo.

5 comentários:

  1. Fantástico.

    Desde que não criminalizem o uso (apenas o comércio) acho mesmo a melhor das decisões.
    👍👍

    ResponderEliminar
  2. É um precedente algo perigoso... Tenho alguma dificuldade em concordar. Seguindo esta lógica podemos alegar que os doces, servindo apenas o prazer tal como o tabaco, também se deveriam proibir. E não é preciso ser muito criativo para encontrar outros exemplos que se encaixam nisto.

    ResponderEliminar
  3. Bem vindos ao Admirável Mundo Novo!
    Uma ironia e referência ao livro, cujo conteúdo já está a ser implementado.
    Já agora, investiguem o irmão do escritor. Surpresas vão surgir.

    ResponderEliminar
  4. Embora não seja bem a mesma coisa, a proibição da venda de carros a combustão após 2035 na Europa tem algumas semelhanças...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisamente. Proibição da venda mas não do uso.

      Eliminar