2022/12/27

Skoda Traffication com alerta de comboios nas passagens de nível

A ŠKODA está a testar na República Checa novos alertas para a aproximação de comboios nas passagens de nível, dados através da sua app Traffication.

A ŠKODA está a experimentar uma nova funcionalidade na sua aplicação de infotainment Traffication. A última versão da aplicação, que está a ser testada num projecto-piloto na República Checa, adverte agora para a aproximação de comboios, reduzindo o risco de acidentes nas passagens de nível. Em colaboração com a empresa ferroviária checa Leo Express, a ŠKODA está a disponibilizar uma nova funcionalidade na sua aplicação de infotainment Traffication como parte de um projecto-piloto.

As localizações dos comboios em tempo real são regularmente transmitidas para a cloud, que depois comunica a informação a qualquer veículo da ŠKODA que utilize a aplicação de infotainment Traffication perto de uma passagem de nível com um comboio a aproximar-se. O aviso sobre o comboio que se aproxima é mostrado no visor central de infotainment juntamente com uma notificação acústica e um pop-up. A ŠKODA já está a trabalhar na integração de outras empresas ferroviárias em toda a Europa, enquanto estão em curso negociações com várias outras.

A Traffication está disponível para download na in-car shop e online na loja da ŠKODA Connect. Pode ser instalada em todos os modelos actuais da ŠKODA, com excepção do ENYAQ iV, desde que o veículo esteja com o último sistema da terceira geração da Matriz Modular de Infotainment. A aplicação funciona então automaticamente em segundo plano sem que o condutor tenha de a ligar. Mostra imediatamente avisos no visor central de infotainment sempre que os condutores se deparem com riscos no trânsito e nas suas imediações.

Para além dos novos avisos de aproximação de comboios, a aplicação já exibe outros tipos de avisos, quer dos fornecedores de informações de trânsito, quer directamente dos carros da ŠKODA. A Traffication pode avisar os condutores de condições meteorológicas severas, más condições de estrada, ou acidentes que se avizinham. Além disso, a aplicação pode detectar um condutor na via errada a entrar numa autoestrada contra o fluxo de tráfego e avisar os outros condutores do potencial perigo. A má visibilidade pode ser identificada, por exemplo, pelos veículos da ŠKODA que ligam as luzes de nevoeiro, e esta informação é enviada para a cloud. Além disso, os condutores da ŠKODA podem comunicar manualmente à cloud os perigos no trânsito com um único clique, para avisar todos os outros condutores da ŠKODA que utilizem a aplicação Traffication. A aplicação está agora disponível em 32 países europeus e emite avisos em 23 línguas.

[Pela Estrada Fora]

1 comentário:

  1. Imagino no dia em que esse sistema for alvo de ataque informático...
    😬😬

    ResponderEliminar