2022/12/20

Teclado Corsair K100 está a fazer keylogging por acidente

Vários utilizadores com teclados Corsair K100 estão a deparar-se com um cenário preocupante, em que o teclado começa a escrever sozinho coisas que tinham sido escritas dias antes.

Não há nada mais assustador do que ver o nosso computador "ganhar vida" e começar a fazer coisas que não devia, e nessa categoria enquadra-se vê-lo começar a escrever sozinho. É precisamente isso que têm reportado alguns utilizadores com teclados K100 da Corsair.

Felizmente, apesar do susto, o caso não está relacionado com nenhuma infecção com um keyloggers, mas deve-se a um bug com o sistema de gravação de macros.
Por algum motivo o sistema, que pode funcionar mesmo sem que se tenha o software iCue da Corsair instalado, está a ser activado inadvertidamente, fazendo com que o teclado grave o que os utilizadores estão a escrever, e posteriormente repita a sequência.

É algo que pode parecer um mero bug com piada, mas que acaba por não ter piada nenhuma, considerando o risco do teclado poder gravar coisas como passwords e outra informação sensível, que depois se arrisca a poder exibir publicamente de forma inesperada, por exemplo, quando o utilizador estivesse a fazer uma publicação numa rede social.

A Corsair diz que está a par do problema e lançou recentemente uma actualização de firmware que recomenda que os utilizadores deste teclado instalem.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)