2022/12/20

UE pode exigir baterias substituíveis em smartphones e portáteis

Depois da exigência do USB-C, a Europa pode começar a exigir baterias facilmente substituíveis nos smartphones e portáteis.

É curioso como a sociedade facilmente se adapta no espaço de poucos anos. Hoje em dia consideramos normal ter no bolso um smartphone com ecrã que pode ter mais resolução que o ecrã do nosso computador portátil, que inclui meia dúzia de câmaras, e que até pode comunicar com satélites. No entanto, se mostrássemos um destes impressionantes smartphones a alguém da década passada, provavelmente perguntaria onde está ficha dos headphones e como é que podia trocar a bateria.

Depois de ter exigido a utilização da ficha USB-C como standard para evitar o lixo dos carregadores e fichas, a UE dá seguimento com novo requerimento que exigirá que os equipamentos permitam a troca fácil de bateria pelos próprios utilizadores. E sendo algo que abrange dispositivos portáteis e também veículos eléctricos.

É uma exigência que é simples no papel mas que se poderá revelar bastante complicada para os fabricantes, que têm passado os últimos anos a "colar" baterias no interior de smartphones e portáteis, sem qualquer preocupação pela simplicidade / complexidade da sua substituição. Nos automóveis a coisa poderá revelar-se igualmente complicada para os fabricantes que têm abandonado o sistema dos "packs" de baterias e apostado na instalação das baterias como parte integrante da estrutura do veículo.

Por agora, ainda se terá que aguardar pela aprovação final, e depois disso haverá um período de quase quatro anos para que os fabricantes cumpram com as novas exigências.

10 comentários:

  1. Chega com anos de atraso.

    Mas mesmo assim, neste aspeto, dá gosto verificar que a Europa está no lado certo da "força".

    ResponderEliminar
  2. As baterias podem continuar a ser "coladas". Isso não é um problema, desde que sejam de remoção fácil. O problema é o acesso à mesma.
    Outro problema bem grande é manter o telefone estanque durante o processo (os que o são).

    ResponderEliminar
  3. Finalmente!! espero que seja implementado o mais rapidamente possivel. Não me preocupa se o telemóvel pode mergulhar dentro de agua, o que interessa é saber que 1 ano depois de comprar um smartphone novo com um valor igual ou superior a um computador de gama alta, não vou ter problemas de o usar porque posso precisar de trocar um consumível que custa 1% do valor do smartphone. A seguir venha os slots para cartões de memoria obrigatórios que tb não faz sentido estar a pagar a mesma memoria sempre que se troca de smartphone.

    ResponderEliminar
  4. Essa resolução só peca por ser tardia. A bateria é normalmente o segundo componente a degradar-se (logo a seguir ao ecran) nos telemoveis e a sua troca deveria ser fácil.
    Idem para os carros, isso acabará por baixar os preços das baterias dos automoveis, tal como hoje acontece quando se recorre à peças de terceiros em vez da do OEM.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem conseguir criar um sistema bateria removível num rugged phone e manter todas as características de proteção sem deixar o telefone fazer reset, vai ganhar o prêmio Nobel da inteligência.

      Eliminar
    2. Pode ser o Samsung XCover 6 Pro ? https://www.samsung.com/us/business/mobile/phones/galaxy-xcover-pro/

      Eliminar
    3. Não achei essa característica técnica do utilizador poder mudar a bateria. Eu tenho um Ulefone 12 5g que passa a vida á chuva forte na mota durante as entregas, não vejo hipótese de ser possível ser de abrir para trocar a bateria e poder cair sem a que a energia seja interrompida e o telefone entre em reset.

      Eliminar
    4. Penso que para trocar a bateria seja preciso estar num local onde não esteja a chover, mas podes ter 2 baterias (como alguns smartphones já têm) e uma fica sempre lá dentro enquanto a outra podes trocar... assim não precisas de reiniciar o smartpohone..

      Eliminar
  5. A pessoa responsável por esta ideia não percebe nada de tecnologia e na altura que se podia trocar a bateria nunca teve um Windows phone que a bateria removível ao mínimo impacto os Polos deixavam de fazer contacto e era preciso instalar os backups de novo grande trabalheira. É preciso ser mesmo idiota .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E porque não um Fairphone? https://shop.fairphone.com/

      Eliminar