2023/01/18

Android prepara transferência de eSIMs

À semelhança do que a Apple faz nos iPhones, também o Android deverá ganhar uma forma de transferir um eSIM de um smartphone para outro.

Os eSIM surgiram com a promessa de que viriam simplificar a vida aos utilizadores ao dispensar a necessidade de cartões SIM físicos, mas a verdade é que em muitos casos continuam ainda a ser uma grande dor de cabeça, tornando bastante mais complicadas certas acções que eram simples com os cartões SIM físicos.

Uma dessas acções é o processo de transferência para um novo smartphone, que em vez de se limitar a tirar o cartão de um lado e metê-lo no novo smartphone, passa por um pedido para remover o registo no smartphone antigo e activar o eSIM no novo smartphone, operações que poderão demorar minutos, horas, ou até dias, dependendo das operadoras. Mas, é algo que em breve poderá ser acelerado, com um novo sistema nos Android, que permitirá transferir um eSIM directamente para um novo smartphone.


Além do processo de transferência, também será possível converter um SIM físico num eSIM virtual, supostamente também sendo feito de forma imediata e automática, sem necessidade de passar pelo processo de contactar a operadora.

Seriam melhorias que viriam contribuir para tornar os eSIM na tal opção mais "simples" para os utilizadores, mas que provavelmente irão necessitar de parcerias com cada operadora individualmente, pelo que poderá demorar ainda algum tempo até que fiquem efectivamente disponíveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)