2023/01/06

Apple lança audiobooks lidos por AI

A Apple está a recorrer à Inteligência Artificial (AI) para gerar audiobooks sem necessidade de narradores humanos.

O sector dos audiobooks não irá apreciar que também a narração esteja a dispensar os narradores humanos e a substituí-los por narradores digitais. No entanto, é o que a Apple está a propor e a apresentar como uma vantagem para os autores mais pequenos.

A Apple diz que apenas uma percentagem ínfima dos livros tem direito a versões audiobook narradas por narradores profissionais, e que muitos dos autores não terão capacidade financeira para contratar uma narração desse tipo. Em alternativa propõe o seu sistema de narração digital, que pode ser aplicado a qualquer livro - por agora nas categorias de romance e ficção.

É algo que deixará autores e leitores divididos. Por um lado, é inegável que um sistema automático irá possibilitar a criação de muitos mais audiobooks, que de outra forma poderiam nunca existir. Por outro lado, não se terá o tratamento personalizado de um narrador humano. No final, penso que acabará por haver lugar para as duas variantes, com as versões automatizadas a serem quase um complemento das formas de leitura de acessibilidade, e as versões narradas a continuarem a ter aquele toque especial de uma voz verdadeiramente humana.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)