2023/01/06

Qualcomm anuncia ligações Snapdragon Satellite para Android

As ligações via satélite nos smartphones vão tornar-se mais comuns com a chegada do Snapdragon Satellite da Qualcomm.

O Snapdragon Satellite resulta de uma parceria com a Iridium, e avai possibilitar o envio de mensagens bidireccionais aos equipamentos Android quando estão em áreas sem cobertura de rede terrestre. A Iridium gere actualmente uma constelação de 66 satélites, e é concorrente da Globalstar, que presta um serviço idêntico para os iPhones da Apple.

Curiosamente, ao contrário do serviço nos iPhones, que está reservado para o uso em emergências, a Qualcomm refere que este serviço poderá ser utilizado para mensagens comuns se os utilizadores assim o desejarem.
Também aqui os utilizadores terão que ter algum cuidado com o posicionamento dos smartphones para o envio das mensagens, e a Qualcomm refere que os primeiros smartphones Android com este serviço satélite chegarão na segunda metade do ano - mas não faz qualquer referência quanto aos preços que os utilizadores poderão esperar para este serviço (é provável que incluam um período promocional gratuito de alguns meses ou no primeiro ano, para tentar reduzir as críticas que seguramente irão surgir quando chegar altura de se pagar pelo serviço).

Adicionalmente, temos ainda a grande incógnita de como irá funcionar o serviço da Starlink, em que a mais recente geração de satélites tem capacidade para comunicar directamente com os smartphones no solo dispensando hardware adicional, e que poderá tornar-se num grande trunfo face a estas comunicações satélite tradicionais.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)