2023/01/28

Como transformar uma campainha em campainha inteligente no Home Assistant com ESP8266

Usando um económico ESP8266 podemos transformar uma campainha tradicional numa campainha inteligente integrada no Home Assistant.

Saber se alguém toca à campainha quando se está fora de casa é uma das coisas mais pedidas por quem se aventura no mundo das "casas inteligentes". Embora não faltem soluções comerciais para isso, até com câmara, é também possível transformar uma campainha tradicional numa campainha inteligente usando um ESP8266.

Este projecto tem ainda a vantagem adicional de nem sequer tocar no sistema de campainha existente, o que poderá ser um ponto indispensável para quem mora em apartamentos ou casas arrendadas, já que recorre a um microfone para detectar o toque da campainha e reportar o seu estado ao Home Assistant, de onde poderá ser enviada uma notificação para o utilizador, fazer uma captura de foto ou vídeo usando uma câmara, ou qualquer outra automação que se deseje fazer (por exemplo, ligando a luz exterior durante 30 segundos).


Como nota adicional, o som da campainha é detectado unicamente pelo nível sonoro e não pela detecção do som em si, pelo que será necessário colocar o microfone suficientemente perto da campainha e reduzir o impacto de outros ruído exteriores.

Para quem não tiver a restrição de não poder / querer abrir a campainha, poderá optar por outras formas de activação, usando um relé ou outro tipo de interligação do sistema.

1 comentário:

  1. Boa solução compatível com a maioria das campainhas. Só não sei se na generalidade dos layouts das nossas casas seja fácil a regulação para evitar falsos alarmes (tendo em conta o ruído e não especificamente o toque). Ideal mesmo (ainda que bastante mais complicado) era que se pudesse gravar o som da campainha e ter como comparação para o trigger.

    ResponderEliminar