2023/01/31

Deepfakes de voz proliferam no 4chan

Não são só os deepfakes de fotos e vídeos que causam preocupações, também os sistemas que falsificam vozes com facilidade estão a ser abusados.

Além das imagens falsificadas, têm também proliferado manipulações de voz que fazem com que individualidades pareçam dizer todo o tipo de coisas que nunca disseram. A tecnologia não é nova mas, à semelhança do que tem acontecido com os sistemas de geração de imagens via AI, tem-se tornado de uso cada vez mais simples e acessível.

A ElevenLabs é uma empresa especializada na criação de vozes artificiais, conseguindo criar narrações que seria distinguir de uma pessoa real - e a anos luz de distância das vozes sintetizadas de décadas passadas.


Além de poder criar estas vozes genéricas, pode também replicar vozes reais desde que seja dada uma amostra, e é precisamente isso que tem sido abusado para recriar vozes de políticos, actores, etc. e fazê-los dizer todo o tipo de barbaridades.

Infelizmente, acaba por ser uma consequência inevitável da criação e popularização deste tipo de ferramentas, que tem inúmeras aplicações legítimas, mas onde se torna extremamente complicado evitar a sua utilização para fins menos próprios ou até mesmo ilegais.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)