2023/01/13

EDP Comercial afinal vai baixar preço da electricidade

A EDP Comercial muda a sua posição por completo, passando de um prometido aumento de 3% para uma redução de 2.5%.

Enquanto os portugueses se vão tentando mentalizar para a complicação das facturas de electricidade (nem vamos falar do ajuste MIBEL), uma coisa que não deixa grandes margens para dúvidas é olhar para o valor total a pagar mensalmente. Para a entrada em 2023, enquanto vários empresas anunciavam reduções nas tarifas de electricidade, a EDP Comercial manteve uma posição diferenciada, anunciando um aumento de 3%. Mas essa intenção parece ter caído por terra.

A EDP Comercial vem agora dizer que afinal vai aplicar uma redução de 2.5%, depois de ter "analisado as Tarifas de Acesso às Redes publicadas pela ERSE" e devido às "condições tarifárias finais serem diferentes das anunciadas na proposta de outubro".

É uma explicação plausível, mas que ignora por completo o facto das das outras empresas de fornecimento de electricidade terem desde logo anunciado uma redução precisamente na mesma ordem de valor que a EDP Comercial agora se apressa a igualar.

Certo é que, embora sejam boas notícias para os clientes da EDP Comercial, o seu impacto já não se irá fazer sentir em todos os que, devido ao aumento previamente anunciado, se apressaram a mudar para outro operador comercial ou regressarem ao mercado regulado.

Quem estiver a pensar mudar de fornecedor poderá sempre passar pelo simulador da ERSE para comparar as propostas das diferentes empresas, e onde para um caso de consumo médio mensal de 100 euros, as propostas apresentadas vão dos dos 15 aos 46 euros por mês.

2 comentários:

  1. Efectivamente baixou. Passou de 0,1549 €/kWh+Mibel para uns estonteantes 0,1516 €/kWh+Mibel.

    ResponderEliminar
  2. eu andei a ver para mudar, mas com o preco que me foi apresentado na edp valia a pena ficar, mas o kwh esta mais caro do que eu pagava.

    ResponderEliminar