2023/01/10

Notícias do dia

Comma 3 promete condução autónoma mais natural; Microsoft abandona Surface Duo e vai apostar nos ecrãs dobráveis; Android 13 melhora taskbar nos tablets; e Rackspace admite que atacantes acederam aos emails dos clientes.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma coluna Anker Soundcore Mini.

iPhone 16 Pro com câmara frontal invisível?

Estão de regresso os rumores que dizem que a Apple poderá optar por câmaras frontais invisíveis sob o ecrã nos iPhone 16 Pro de 2024.

Isso faria com que apenas duas gerações de iPhones (14 Pro e 15 Pro) utilizariam o novo sistema de ilha alongada que veio substituir o notch tradicional, e para o qual a Apple desenvolveu todo um novo sistema de apresentação de notificações. Tendo em conta o impacto negativo na qualidade da câmara quando se tem a câmara sob o ecrã - apesar de poder ser compensado em grande parte pela fotografia computacional - é algo que a Apple só deverá mudar quando tiver segurança absoluta de que não sofrerá críticas dos fãs. Por outro lado, haverá seguramente muitos utilizadores que prefeririam ter o ecrã completamente desobstruído mesmo que isso representasse sacrificar a qualidade da câmara frontal. Veremos que as coisas evoluem ao longo dos próximo anos, tendo em conta que até lá também teremos a chegada dos muito aguardados óculos de realidade aumentada da Apple.


Virgin Orbit falha lançamento orbital

A SpaceX pode estar a fazer com que pareça rotineiro chegar ao espaço, mas outras empresas vão relembrando as dificuldades que isso representa. A tentativa de lançamento orbital da Virgin Orbit, usando um foguete lançado a partir de um avião, não conseguiu completar o objectivo, sendo apenas referida uma "anomalia" que impediu a chegada à órbita terrestre.

Se tivesse sido bem sucedida, teria sido o primeiro lançamento orbital feito a partir do Reino Unido.



Apple faz publicidade ao Action Mode e Unsend messages


A Apple tem dois novos vídeos publicitários que fazem destaque ao Action Mode para gravação de vídeo estabilizado, que tira partido da câmara ultrawide; e também da funcionalidade de remover mensagens enviadas, que pode ser não algo que se usa frequentemente, mas que pode evitar coisas bastante embaraçosas nos raros momentos em que se deseja ter isso disponível.





Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Antes dos teclados nos touchscreens, o modo mais popular de escrever num telemóvel era usando o sistema T9 (Text on 9 keys) que permitia acelerar a escrita usando o teclado numérico disponível.

1 comentário:

  1. 99% Da Dynamic island é software. Mesmo que apple faça só um punchhole, a dynamic island vai continuar a existir.

    ResponderEliminar