2023/01/11

Notícias do dia

Folha de cálculo portuguesa Rows com integração OpenAI; Tesla recusa compensações por redução de preço na China; OpenAI anuncia ChatGPT Pro; MacBook com ecrã OLED deverá chegar em 2024; Android 13 com gravação e cast de apps individuais; e GitHub facilita detecção de vulnerabilidades para todos.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma coluna Anker Soundcore Mini.

Afterburner da MSI em risco de sucumbir à guerra da Ucrânia

O popular software de monitorização, optimização e overclocking de placas gráficas MSI Afterburner está em risco de ficar obsoleto e sem suporte - devido à guerra da Rússia na Ucrância.

Isto porque o software da MSI era desenvolvido por um developer russo, que diz que não recebe qualquer valor da MSI há quase um ano, e que não pode manter essa situação pois também tem contas para pagar. A MSI diz que tem estado a tentar resolver a situação, mas que devido às sanções não tem sido possível efectuar transferências para bancos russos. Ainda assim, e já se tendo passado tanto tempo, seria de esperar que tivessem encontrado uma solução. Assim sendo, e apesar da última versão do Afterburner ainda funcionar nas placas mais recentes, o utilitário passa a ter um futuro muito incerto.


Reino Unido passa a exigir ligações Gigabit nas novas habitações

No Reino Unido, as novas habitações passam a estar obrigadas a ter infraestrutura e ligações adequadas para permitir uma ligação gigabit à internet.

A medida visa combater uma lacuna que existia. Para as casas construídas em 2022, cerca de 12% não estava preparada para ligações gigabit - sendo que estas ligações já estão disponíveis para 72% das residências, e estando definido que se atinja uma cobertura total de 100% das residências até 2030.


James Cameron assegura próximos Avatar

Com Avatar 2 a caminho dos 2 mil milhões de dólares, James Cameron fica com carta branca para prosseguir os seus planos de realizar os filmes que se seguem.

O Avatar 3 já tem data pré-agendada para Dezembro de 2024, com o Avatar 4 e 5 e deverem seguir-se em 2026 e 2028. Algumas cenas do Avatar 3 e 4 já foram filmadas durante a produção do Avatar 2, para manter os actores mais jovens com as idades "compatíveis" com as que deveriam ter nos próximos filmes. E James Cameron até já referiu que não se importaria de passar o resto da sua carreira a fazer filmes Avatar e a explorar o universo de Pandora no qual investiu tanto anos.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O ThrustSSC foi o primeiro carro-foguete a superar a barreira do som no solo, em 1997. Desde então ainda não surgiu outro carro que conseguisse superar a sua velocidade.

1 comentário: