2023/01/12

Notícias do dia

Tribunal considera que Apple Watch tem tecnologia roubada; Galaxy S23 revelado por imagens da Samsung; Apple prepara AirPods mais baratos para o final de 2024; Intel chega os 6 GHz com o Core i9-13900KS; nova técnica pode enganar Assistentes AI para gerar código malicioso.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma coluna Anker Soundcore Mini.

HBO Max aumenta preço nos EUA

Num sinal que nunca é bom mesmo com um oceano pelo meio, o serviço de streaming HBO Max aumentou a mensalidade nos EUA, passando de $14.99 para $15.99 por mês.

É um aumento que infelizmente se tem tornado habitual e regular nos serviços de streaming, mas que chega numa altura verdadeiramente infeliz, em que o serviço tem sofrido com novas produções canceladas e com remoção de conteúdos que estavam disponíveis. Veremos se é algo que também irá chegar aos clientes portugueses, e ver para quantos deles este $1 adicional será a gota de água que os ponderará fazer regressar a "velhos hábitos" de verem aquilo que querem de forma substancialmente mais económica.


Google Meet ganha reacções emoji

Para aquelas videoconferências em que se quer mostrar feedback sem falar, passa a ser possível utilizar as populares reacções emoji durante as videochamadas.

A Google até adicionou alguns floreados ao sistema, fazendo os emoji flutuarem no ecrã, e com efeitos adicionais à medida que mais pessoas seleccionam o mesmo emoji. Pode não ser muito adequado a todo o tipo de videoconferências de trabalho, mas pode também ser uma forma de quebrar a monotonia e fazer com que os intervenientes estejam mais atentos e interessados.


Galaxy Buds 2 Pro gravam áudio 3D

A Samsung adicionou uma funcionalidade curiosa aos Galaxy Buds 2 Pro: a capacidade de gravarem áudio binaural 3D, que dará aos ouvintes a sensação de estarem no local.

Muitas empresas têm anunciado o suporte do Spatial Audio, mas poucas têm dado aos utilizadores a capacidade para criarem essas gravações mais imersivas. Neste caso, a Samsung limita-se a tirar partido dos microfones existentes nos seus earphones, para captar o ambiente sonoro em espaço tridimensional de melhor forma do que seria possível com um único microfone.


Airbus Dragonfly quer criar aviões autónomos

A Airbus está a desenvolver tecnologia que permita criar aviões completamente autónomos, não só a nível do voo como também das próprias manobras no solo nos aeroportos.

Muitas das fases de voo dos aviões já é feita de forma quase completamente automatizada, e a Airbus quer levar isso ao próximo nível para reduzir ainda mais as possibilidades de erros por distracção. Com este sistema Dragonfly, o avião não só pode ajustar a rota de voo em função de condições externas (por exemplo, para evitar uma tempestade), como também pode efectuar a circulação no solo até aos pontos de embarque, com olhar sempre atento a tudo o que está em redor. Considerando que as manobras no solo são das tarefas que muitas vezes exigem maior atenção aos pilotos, especialmente nos aeroportos de maiores dimensões, com percursos complexos e bastante trânsito a circular em permanência, todas as ajudas serão bem vindas.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O telescópio espacial Hubble foi lançado para o espaço em 1990 e tornou-se famoso por ter sido alvo de uma reparação espacial para corrigir um defeito no seu espelho principal em 1993. Na verdade, o Hubble já foi alvo de cinco missões de correcções e melhorias, que ao longo dos anos foram melhorando a sua capacidade de espreitar os confins do universo. Após muitos anos de atraso, o seu sucessor James Webb Space Telescope foi finalmente lançado para o espaço a 25 de Dezembro de 2021.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)