2023/01/17

Notícias do dia

MEO aumenta preços a 1 de Fevereiro; Tesla corta nos travões do Model Y Performance mas tenta disfarçar com tinta vermelha; Apple apresenta MacBook Pro e Mac mini com chips M2; Google prepara localizador UWB estilo AirTag; Digi com internet de 500 Mbps a €15 em Espanha e redução nos tarifários móveis; e hackers acederam a passwords no Norton Password Manager.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um powerbank Ockred de 10000 mAh.


CNET sofre com erros nos artigos escritos por AI

O site CNET está a deparar-se com o lado menos popular da utilização das (impressionantes) ferramentas AI de escrita. Com serviços como o ChatGPT, torna-se extremamente tentador utilizá-lo para todo o tipo de serviços, incluindo o de escrever artigos que podem ser gerados em segundos sem qualquer esforço. O problema é que, como referimos por múltiplas vezes, nada garante que o resultado seja garantidamente correcto.

É precisamente isso que está agora a penalizar o site CNET. Depois de ter começado por não identificar claramente que artigos estavam a ser escritos de forma automática, vê-se agora criticado por ter publicado artigos que, apesar de ter dito que tinham sido verificados e validados por editores humanos, continham erros.

Servirá como caso de alerta para relembrar que estes serviços, por muito úteis que sejam e por muito que venham a melhorar, ainda estão longe de poder ser usados sem que se tenha bastante cuidado a validar os seus resultados - uma tarefa que se pode revelar bastante complicada, especialmente se se pedir para gerar conteúdos sobre tópicos que não domine.


Bitcoin regressa em alta

Depois de ter passado os últimos dois meses no patamar dos 15-16 mil euros, as Bitcoin dão novo salto, passando dos 15 mil para mais de 19 mil euros em poucos dias, representando uma subida de quase 24%.

Embora nada possa fazer prever se os próximos meses serão de nova subida para valores recorde, ou novo trambolhão para valores reduzidos, é algo que vem dar um pouco de ânimo ao sector e relembrar os tempos das constantes subidas e descidas ao estilo montanha-russa.


Twitter tem que pagar juros de "biliões"

Depois de todo o reboliço da aquisição de Musk e de remodelações no Twitter, o serviço está agora prestes a enfrentar uma das primeiras provas de fogo, ao ter que começar a pagar os juros sobre o empréstimo de $13B que contraiu para o processo de aquisição. Um empréstimo que representa juros anuais de cerca de 1.5 mil milhões de dólares, que terão que começar a ser pagos já no final deste mês.

Tendo em conta que o serviço tem sido acusado de não estar a pagar rendas dos escritórios e de estar atrasado no pagamento a fornecedores, é algo que vai ser seguido com bastante atenção e que sinalizará se tem havido evolução a nível da rentabilidade do serviço... ou não.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O primeiro MacBook Pro da Apple foi lançado em 2006, marcando a transição para os Macs com CPUs Intel depois da gama PowerBook com CPUs PowerPC. Em 2021 assistimos a nova transição, desta vez para os CPUs M1 da Apple.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)