2023/01/16

Samsung livra Galaxy Z Fold 5 do vinco no ecrã

Para a próxima geração do seu dobrável - Galaxy Z Fold 5 - a Samsung deverá adoptar um sistema que evita o vinco visível no ecrã dobrável.

O Galaxy Z Fold pode ser o smartphone dobrável mais popular do mercado, mas é um modelo que não consegue evitar que o ecrã fique marcado com um vinco bastante visível na zona em que é dobrado. Para a 5ª geração, a Samsung poderá mudar de estratégia, adoptando um novo mecanismo.

Em vez de fazer uma dobra em U, o novo sistema de dobragem recorre a uma dobradiça que permite que o ecrã siga uma curvatura semelhante à de uma gota de água. A grande vantagem é que isso reduz o ângulo de dobragem do ecrã no ponto mais crítico, causando menor impacto a longo prazo.
Na verdade, este sistema não é propriamente "novo", sendo já usado em modelos como o Oppo Find N2 - onde o vinco do ecrã é praticamente imperceptível, demonstrando que a técnica resulta bem. Aliás, isto é algo que a própria Samsung conhece, pois já tinha pedido uma patente para tal sistema em 2016. A suspeita é que a Samsung decidiu adiar a sua adopção até conseguir fazer com que este mecanismo também ficasse com protecção IPX8 de resistência à água.

Como vantagem adicional, este sistema facilita que as metades do smartphone fiquem dobradas de forma completamente plana uma sobre a outra, evitando o inestético fecho com "frincha" visível entre as metades do smartphone.

2 comentários: