2023/01/23

Snapdragon 8cx Gen 4 aposta nos GPU externos

A Qualcomm está a preparar a próxima geração do seu chip ARM para computadores Windows, o Snapdragon 8cx Gen 4.

Depois do Snapdragon 8cx Gen 3 de 5 nm apresentado no final de 2021 a Qualcomm prepara o próximo modelo. Embora ainda não tenha sido anunciado oficialmente, já começam a surgir informações que revelam o que se pode esperar deste novo chip.

O Snapdragon 8cx Gen 4 deverá vir com 12-cores, divididos entre 8-cores de alto-desempenho e 4-cores de alta-eficiência. Suportará até 64 GB de RAM LPDDR5X a 4.2 GHz que lhe deverá assegurar uma largura de banda substancial, assim como duas portas USB 3 de 10 Gbps, três portas USB 4 / Thunderbolt 4 com DisplayPort 1.4a, o que lhe permitirá suportar até três monitores externos (5K + 4K + 4K).
A nível do GPU a Qualcomm deverá manter um Adreno 740, mas agora também será possível utilizar um GPU externo através de uma ligação PCIe 4.0 de 8 lanes. Teremos ainda 4 lanes PCIe 4.0 dedicadas a armazenamento NVMe de alta-velocidade, assim como ligações PCIe 3.0 mais lentas para acessórios adicionais como modems 5G, WiFi, etc. (já que não terá modem 5G integrado).

A nível de vídeo teremos suporte para descodificação de vídeo 5K a 120 fps e encoding de vídeo 4K a 60 fps em múltiplos codecs, incluindo AV1 - que está ausente dos chips M2 da Apple.

No entanto, este chip só deverá chegar ao mercado em 2024, pelo que durante este ano o sector dos Windows ARM continuará a estar limitado ao chip actual.

1 comentário:

  1. A Qualcomm devia centrar os seus esforços em aumentar a performance dos seus chips em vez de dar capacidades que não podem ser aproveitadas. Ainda não têm sequer um chip que seja parecido a um M1, logo querem possibilitar um eGPU mas para tal a Nvidia, Intel e AMD teriam que ter controladores para ARM para que estes sejam usados. Para isso o pessoal mantém-se pela Intel que na sua 13a geração e futuras deve melhorar o consumo e performance e têm compatibilidade. Eu tenho um Surface Pro 8 e uso um eGPU (RTX 3060TI) e corre muito bem de momento tudo.

    ResponderEliminar