2023/01/17

SSDs falsos de 16 TB na Amazon

Se um SSD de 16 TB por menos de 100 euros parece um negócio demasiado bom para ser verdade, é porque o é.

Ver um produto anunciado na Amazon não dá automaticamente a garantia de que seja um produto legítimo, e recentemente tem havido uma vaga de ofertas de SSDs de 16 TB a preço bastante tentador. O único problema é que são SSDs falsos.

Os SSDs tornaram-se componentes indispensáveis para reduzir a lentidão nos nossos computadores. Embora actualmente já se tenham tornado bastante comuns, continuam a chegar com capacidades que poderão não ser tão espaçosas quanto a maioria das pessoas gostaria. Daí que a proposta de um SSD de 16 TB se torne bastante tentadora, especialmente se for anunciada com um preço de menos de 100 euros.
É precisamente isso que tem surgido na Amazon nos últimos tempos. Mas se vos parece bastante suspeito que se possa ter um SSD de 16 TB por este preço, quando o habitual é ter SSDs externos de 1 TB, têm toda a razão.


O site Review Geek comprou um destes SSDs de 16 TB, e não demorou a descobrir o têm no interior.

Depois de todas as precauções a ligar este suposto SSD num computador "virgem", depressa se descobriu que não se trata de um SSD M.2 e que não tem a capacidade anunciada de 16 TB. Na verdade, dentro da caixa externa encontramos apenas um pequeno adaptador para cartões microSD com um cartão de 64 GB colado.
Ou seja, o prometido negócio do SSD de 16 TB a preço barato, é na realidade um cartão de 64 GB a preço ultra-caro.

Este tipo de esquemas não é novidade, e muitos recordar-se-ão que também as pens USB passarão por episódios idênticos, com pens que indicavam ter 1 TB ou mais, mas que na realidade tinham apenas 64 GB efectivos - com os ficheiros a ficarem corrompidos quando se tentava gravar mais dados.

Não que isso sirva de desculpa para estes casos, que deverão ser imediatamente reportados (nem se compreende porque motivo a Amazon não é mais proactiva na remoção destes vendedores fradulentos), mas há também que ter o bom senso de: quando nos deparamos com um negócio que parece ser ainda melhor que os "negócios da China", o melhor será jogar pelo seguro e manter o dinheiro na carteira.

2 comentários:

  1. por isso deve-se comprar na amazon como "vendido e enviado por amazon" total garantia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não precisa de ser vendido pela Amazon. Basta ser "Fulfilled by Amazon" e não tens qualquer problema a devolver um artigo que tenha qualquer espécie de problema.

      Eliminar