2023/01/06

Tesla lança opção de volante circular no Model S e Model X

Cedendo aos pedidos dos clientes e contrariando o que tinha sido dito por Elon Musk, a Tesla começa a oferecer a opção de volante circular no Model S e Model X.

Na mais recente geração dos Model S e Model X a Tesla adoptou um volante Yoke de formato futurista que não agradou a todos. Infelizmente, em vez de o disponibilizar como opção, a Tesla fê-lo de forma obrigatória, com Elon Musk a recusar categoricamente que pudesse ser disponibilizado um volante circular tradicional. Mas, avance-se um ano e meio, e eis que as coisas mudam.

A Tesla começou a disponibilizar a tão pedida opção de volante circular para o Model S e Model X, sem qualquer impacto no preço.


O volante futurista tem a vantagem de permitir uma visão desobstruída do ecrã com o painel de instrumentos à frente do condutor, mas complica as manobras em que se tenha que virar o volante completamente - algo que tem sido criticado nesta altura em que os EUA enfrentam as estradas geladas. Mas, uma coisa que ainda fica por corrigir são os botões touch para os piscas e outros comandos. Estes têm recebido ainda mais críticas do que o formato do volante, muitas vezes obrigando a dezenas de tentativas até que finalmente decidam funcionar. Muitos utilizadores, além do volante circular, pedem também o regresso da tradicional haste de activação dos indicadores de mudança de direcção, além de botões físicos que não deixem dúvidas quanto à sua actuação.

O volante futurista teria sido muito mais fácil de "vender" se a Tesla tivesse implementado a direcção by-wire, em que poderia variar o ângulo de viragem das rodas de forma dinâmica, fazendo com que fosse praticamente desnecessário virar completamente o volante tal como acontece agora. Veremos se é algo que a Tesla já adopta para o Cybertruck, ou se ainda irá demorar mais alguns anos para o fazer numa futura actualização ou num novo modelo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)