2023/01/06

Descodificador gratuito para MegaCortex ransomware

Quem tiver sido alvo do ransomware MegaCortex já pode recuperar os seus ficheiros usando um descodificador gratuito da Bitdefender.

Apesar do estado de pânico que se poderá sentir ao ser vítima de um ataque de ransomware - e nem será necessário relembrar a necessidade de manter uma política de backups para acautelar a segurança dos dados, quer em caso de ataques de ransomware quer em casos de avarias de hardware - é imprescindível que, no caso de ter afectado dados dos quais não existam backups, se mantenham os discos com os dados encriptados. Isto porque existe sempre a possibilidade de, no futuro, virem a surgir ferramentas de descodificação gratuita, que é precisamente o que passa a acontecer para o ransowmare MegaCortex.
Passa a estar publicamente acessível, de forma totalmente gratuita, um descodificador para os ficheiros encriptados pelo MegaCortex.

Os ataques do MegaCortex iniciaram-se em 2019, e culminaram em 2021 com a detenção de 12 indivíduos responsáveis por mais de 1800 ataques de ransomware em 71 países. Dessa detenção resultou a criação de uma ferramenta de descodificação para o ransomware LockerGoga, após as autoridades descobrirem as chaves usadas nesses ataques, e que agora passa também a englobar o ransomware MegaCortex.

1 comentário:

  1. Sendo aqui um bocado advogado do diabo: O programa estar a pedir para se manter uma conexão ativa à internet dá-me comichão, faz-me pensar que dados meus estão eles a manter do lado deles. Não sendo expert na área não vejo o porquê deste decripter não ser completamente offline

    ResponderEliminar