2023/02/28

A curiosa chave 111-1111111 do Windows 95

O famoso Windows 95 exigia uma chave de activação, mas que muitos utilizadores depressa descobriram que podiam ultrapassar usando a chave 111-1111111.

No final do século passado o Windows 95 foi "revolucionário", sendo apresentado com toda a pompa e circunstância que, agora, seria considerada completamente excessiva, e marcando uma nova etapa que se procurava distanciar do MS-DOS que servia de base aos Windows anteriores. Mas, não se pode dizer que a MS tenha dedicado muito tempo ao algoritmo de validação das suas chaves.

O seguinte vídeo disseca a função que faz a validação das chaves no Windows 95, e que explica porque motivo a chave 111-1111111 era válida. Tudo porque a validação se limitava a fazer uma divisão da soma do segundo grupo de dígitos por 7 e considerar que era uma chave válida no caso de ser uma conta certa, sem resto.

É uma pena que, passados 30 anos, a MS ainda não tenha chegado ao ponto de disponibilizar o Windows gratuitamente para uso doméstico, o que não impediria que continuassem a receber os lucros da venda do Windows aos fabricantes de computadores e empresas, e provavelmente até resultaria em vendas acrescidas de produtos e serviços adicionais, como subscrições Microsoft 365 ou upgrades para o Windows Pro.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)