2023/02/01

Camião Volvo FH Electric faz viagem de 3000 km Espanha-Suiça

A Volvo anunciou a mais longa viagem realizada até à data por um camião eléctrico na Europa, em uso real.

O Volvo FH Electric carregou 20 toneladas de laranjas de Valência até ao lago Zurique na Suiça, percorrendo um total de 3000 km. A viagem vem demonstrar a viabilidade dos camiões eléctricos, mas ainda há aspectos a melhorar.

Neste caso, tratando de um caso de utilização real e não de um teste cuidadosamente estudado, a viagem demorou sete dias em vez dos quatro dias que demoraria a fazer usando um camião diesel. Isto porque ainda não existe uma infraestutura preparada para lidar com carregamento de camiões, e a utilização dos postos de carregamento comuns sofria do efeito da velocidade de carga reduzida sempre que houvessem outros veículos a serem recarregados em simultâneo.

Com uma autonomia de 300 km, foram necessárias 20 paragens, que tentaram ser feitas de forma coincidente com os períodos obrigatórios de descanso dos motoristas.

Do outro lado do Atlântico, a Tesla tem estado a acelerar a produção dos seus camiões Tesla Semi, que prometem autonomias de até 800 km completamente carregados; mas continuam a existir muitas incógnitas, e há também críticas quanto ao formato futurista da cabine de condução, que muitos motoristas dizem não ser nada prática para a utilização real do dia a dia.

3 comentários:

  1. " há também críticas quanto ao formato futurista da cabine de condução, que muitos motoristas dizem não ser nada prática para a utilização real do dia a dia"

    ? A sério? Mas o que é que a cabine tem de não prático para a utilização real do dia a dia? Tens algum link para essas criticas? Gostava de ver do que se estão a queixar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também já li essas críticas... Por exemplo:
      - A cabine não tem cama para o condutor descansar... nesta viagem de 7 dias ia dormir sentado ao volante!
      - A posição de condução central não permite espreitar pela janela em situações de manobras mais minuciosas em que isso é quase obrigatório...
      - Não ter botões físicos para algumas funções rotineiras

      Eliminar
    2. E quem diz que estas coisas não fazem diferença é porque nunca conduziu um camião na vida!

      Eliminar