2023/02/14

Desafio TikTok obriga Kia e Hyundai a actualizar carros gratuitamente

Um desafio viral do TikTok está a obrigar a Kia e Hyundai a actualizarem os seus carros gratuitamente para evitarem roubos fáceis.

Há muitos desafios idiotas no TikTok, que por vezes até podem por em risco a vida das pessoas. Este não será menos idiota, na perspectiva de desafiar pessoas a roubarem carros da Kia e Hyundai, tirando partido de um sistema de segurança que pode ser ultrapassado com um simples cabo USB.

A falha afecta mais de 8 milhões de veículos de diversos modelos da Kia e Hyundai produzidos entre 2015 e 2019, incluindo o Kona / Kauai, Palisade, Santa Fe e outros, e já levou a uma vaga de milhares de furtos que, nos EUA, também já resultaram em pelo menos 14 acidentes e 8 fatalidades.

A parte positiva é que, se até este momento as marcas estavam a pedir centenas de euros pela actualização do sistema de segurança para evitar roubos por este método, graças a este desafio estão agora a disponibilizar as actualizações gratuitamente, que passam a exigir a presença da chave física na ignição antes de permitir o arranque do veículo por meios puramente electrónicos, ou activando um sistema de inibição do arranque após se ter trancado as portas ao sair do carro.


Por esta altura estas marcas estarão a reconsiderar as vantagens de ter um sistema que permitisse a actualização remota dos seus veículos. Se bem que, não se levando a segurança a sério logo desde a origem, ainda ficavam em risco do sistema de actualizações remotas ser abusado para facilitar ainda mais roubos.

1 comentário: