2023/02/04

EUA recomendam abertura da App Store da Apple

Depois de várias tentativas modestas em vários estados, surge um relatório federal que recomenda uma abertura da App Store e mais fácil acesso à plataforma iOS da Apple.

Replicando aquilo que também está a ser preparado na Europa, também nos EUA começa a ser cada vez mais difícil para a Apple agarrar-se à justificação de que a App Store é "imprescindível" para assegurar a segurança dos utilizadores.

Um relatório da NTIA (National Telecommunications and Information Administration) deixa como principais recomendações:
  • Possibilidade de instalar app stores alternativas e instalar apps directamente sem passar por uma app store.
  • Restrições que impeçam developers de usar formas de pagamento alternativas devem ser proibidas.
  • Web Apps devem ter acesso a todas as funcionalidades e não ser limitadas pelo browser.
  • Apps pré-instaladas, opções pré-seleccionadas a favor do fabricante, devem ser reduzidas ao mínimo.
  • Utilizadores devem poder escolher que apps querem usar como default (browser, mail, etc) e remover ou esconder as apps pré-instaladas.
  • Processo de aprovação das apps na App deve ser mais transparente e informativo

Mais do que meras recomendações que poderão ser sumariamente ignoradas, o relatório também refere que será necessário aprovar nova legislação que lhes dê valor efectivo e as permita aplicar na prática.

Parece que será apenas uma questão de tempo até que as muralhas do iOS da Apple sejam derrubadas - algo que acabará por ser mais simbólico do que outra coisa, já que, ao estilo do que acontece no Android, não é por se poder instalar apps de forma alternativa que a maioria dos utilizadores tenha abandonado a Play Store oficial.

1 comentário: