2023/02/19

Humano vence AI no Go

Um humano conseguiu derrotar uma AI no jogo do Go, recuperando da histórica derrota com o AlphaGo da Google.

Há alguns anos, o AlphaGo derrotou o campeão mundial de Go, marcando uma nova etapa na inteligência artificial, ao dominar um jogo que até então se pensava que seria "impossível" de ser dominado por uma AI. Mas, agora, temos o reverso da medalha, com um humano que ganhou 14 jogos num total de 15 jogos contra uma AI.

No entanto, é uma vitória que se pode considerar agridoce, pois foi conseguida com o recurso a uma técnica que foi sugerida por outra AI concebida para descobrir as falhas da AI que jogava Go. Essa AI jogou mais de um milhão de jogos contra o KataGo, uma das AI de referência no Go, para descobrir quais os seus pontos fracos. Um objectivo que foi bem sucedido, consistindo em criar lentamente um círculo para cercar as peças do oponente, enquanto simultaneamente se vão fazendo jogadas "para disfarçar" nos cantos do tabuleiro. Esta técnica seria facilmente detectada por um jogador humano, mas passa despercebida à AI do Go, permitindo a vitória fácil do jogador humano.

Esta vitória / derrota relembra que a parte da "inteligência" dos actuais sistemas de inteligência artificial, por muito impressionante que possa ser em inúmeros casos, continua a estar bastante distante da inteligência propriamente dita.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)