2023/02/23

Microsoft reforça publicidade ao Edge na página do Chrome

A MS parece estar a reforçar a sua publicidade intrusiva a quem visita a página de download do Chrome no browser Edge.

Há bastante tempo que a Microsoft tem usado popups e avisos para tentar manter os utilizadores no Edge sempre que visitam a página do Chrome. Mas, agora, parece estar a ir mais longe apresentando publicidade que parece fazer parte da página, e que tenta incentivar os utilizadores a manterem-se num browser que privilegia a segurança e que usa o mesmo motor que é usado pelo Chrome.

Se injectar publicidade na página de um concorrente seria excessivo, na verdade parece que a MS não chega a esse ponto, com a janela de publicidade - embora visualmente pareça estar na página - a manter-se num "popup" independente e que pertence ao browser, sendo apenas (muito) mais visível do que os popups habituais de incentivo a ficar no Edge.


Não menos curioso é que, para alguns utilizadores, o popup tradicional esteja a fazer referência a que se trata de uma "oferta válida para 1 pessoa / 1 conta, durante os primeiros 14 dias da adesão".
Uma oferta curiosa para um browser que está disponível gratuitamente. Poderá tratar-se de um simples lapso de "copy-paste" por parte da Microsoft, ou poderá também ser indicador de qualquer nova modalidade que a MS esteja a preparar, talvez relacionada com a disponibilização do assistente AI. Não seria descabido que os utilizadores gratuitos estivessem sujeitos a certos limites no acesso a esse assistente, e surgisse uma modalidade de subscrição, talvez integrada no Microsoft 365, que desse acesso expandido ao assistente e talvez a mais capacidades.

Até que se saiba mais, quem utilizar o Edge apenas para fazer o download do Chrome terá que se preparar para esta dose de publicidade acrescida e mais intrusiva.

1 comentário: