2023/02/23

Notícias do dia

Netflix baixa mensalidades em dezenas de países (mas não em Portugal); volante yoke da Tesla deixa a desejar nas estradas europeias; Bing AI chega às apps Bing, Edge e Skype; esquemas do iPhone 15 revelam Dynamic Island em todos os iPhones; e ainda a facilidade de criar uma extensão Chrome maliciosa que rouba todos os dados de quem a instalar.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma fita LED para TV.

Starlink aumenta preço nas áreas de capacidade limitada

A SpaceX tem boas e más notícias para os clientes Starlink. Houve um ajuste de preço no serviço, que o faz reduzir para alguns clientes, e aumentar para outros.

O serviço de satélite que leva internet a todo o lado começou por ter uma mensalidade de $99, mas que foi aumentada para $110 em Março de 2022. Agora temos nova actualização, que faz com que o preço passe para $120 nas zonas com capacidade limitada. Um aumento que é acompanhado por uma redução para $90 nas zonas com excesso de capacidade.

Embora o serviço anuncie que está continuamente a melhorar a cobertura, não faz qualquer referência aos critérios que ditam que zonas têm capacidade limitada ou em excesso, ou se as zonas de capacidade limitada poderão tornar-se em zonas de capacidade em excesso no futuro. Algo que tem intrigado alguns clientes, que dizem viver em zonas remotas e sem outros utilizadores nas imediações, e que vão sofrer o aumento da mensalidade.


MS revela utilizadores europeus


Devido às exgiências da UE, a MS revelou o número de utilizadores europeus que tem nos seus serviços. A Windows Store conta com 33 milhões de utilizadores, e a Xbox Store conta com 4 milhões de utilizadores.




Realme replica Dynamic Island dos iPhones

Enquanto a Apple se vai preparando para aplicar o Dynamic Island a todos os iPhones 15, há outras marcas que também aproveitam o mesmo conceito de utilização do furo da câmara no ecrã.

A Realme está a trabalhar num sistema idêntico, que expande a zona do furo da câmara para apresentar informação adicional, mas não se sabendo até que ponto irá em termos de integração com apps de terceiros. O mais provável é que fique limitado a um número reduzido de funcionalidades do sistema, como o carregamento, telefonemas, reprodução de música, sem permitir que outras apps possam expandir o seu funcionamento.


Samsung entra nas comunicações satélite

A Samsung apresentou o seu Exynos Modem 5300, que tem capacidade para comunicação bidireccional via satélite, igualando as capacidades de chips como os Snapdragon Satellite.

O objectivo inicial continuará a ser a utilização em situações de emergência, em lugares remotos sem cobertura de rede terrestre, ou locais que tenham perdido essa infraestrutura devido a situações de calamidade como terramotos, furacões, cheias, etc. E a Samsung nem sequer se fica pelas mensagens, dizendo que no futuro também permitirá enviar fotos e vídeos via satélite.

Vai ser interessante ver como este panorama se desenvolve nos próximos anos, tendo em conta que a nova geração de satélites Starlink supostamente permitirá fazer comunicação directamente com smartphones no solo, e deverá ter grandes vantagens face a este sistemas que usam os satélites "tradicionais".


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: As origens do JavaScript remontam a Setembro de 1995, quando um programador da Netscape chamado Brandan Eich criou uma linguagem de scripting para a web em apenas 10 dias, chamada Mocha. Essa linguagem pouco depois passou a ser conhecida como LiveScript e, posteriormente, como o JavaScript que hoje em dia é indispensável para manter todas as potencialidades da web como a conhecemos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)