2023/02/02

Notícias do dia

Netflix vai exigir login na rede WiFi principal todos os meses; Twitter começa a cobrar pelo acesso à sua API; Samsung apresenta Galaxy S23 - preços na Europa e Portugal; Mercedes descobre que energia perpétua não funciona; modo 2FA do Facebook podia ser desactivado por atacantes.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um bloco de tomadas com USB.

OpenAI lança ChatGPT Plus por $20/mês

A OpenAI anunciou um modalidade GhatGPT Plus, com acesso assegurado e prioritário mesmo durante os períodos de congestionamento que limitam o acesso gratuito.

O custo será de $20 por mês, bastante menos do que os $42 que tinham chegado a circular, e que podem ser facilmente justificados por quem der uso intensivo ao serviço. Suspeito também que se torne no primeiro caso de algo que no futuro se venha a tornar comum: o de ter assistentes digitais pagos, com mais uma mensalidade a juntar a todas as outras que já se vai acumulando.

Felizmente, pelo menos por agora, a OpenAI diz que não tem qualquer plano de encerrar a modalidade de acesso gratuito. Mas, penso que o objectivo principal dessa "oferta" já foi atingido, ao se ter tornado no mais rápido serviço a atingir 1 milhão de utilizadores, que conseguiu em apenas cinco dias.


Tesla Roadster faz 15 anos

Enquanto o novo Roadster continua sem qualquer data para chegar ao mercado (para grande desespero de todos os que ainda conseguiram um de borla por conta dos referrals), a Tesla celebra o 15º aniversário do Tesla Roadster original.



CNET beneficiava marcas de patrocinadores

A nova era da CNET não se limitou a publicar artigos gerados por AI sem qualquer indicação, mas também pressionava os seus funcionários para falarem bem das marcas dos patrocinadores.

Um site na internet é apenas tão bom quanto a confiança que mantém junto dos seus leitores, e infelizmente a nova CNET, comprada pela Red Ventures em 2020, parece estar a destruir toda a confiança conquistada desde 1994. Apesar de ter assegurado que a CNET se manteria com total independência editorial, vem-se a descobrir que não tem sido esse o caso, com os seus funcionários a serem "incentivados" a falarem bem sobre produtos seleccionados, acabando por se tornarem no equivalente a um canal TV Shop, focado em criar artigos clickbait e com resultados de análises dados em função do nível do patrocínio.


EA cancela novo Titanfall

Além do anúncio do fim do Apex Legends Mobile, a EA também terá cancelado o desenvolvimento de um novo jogo Titanfall com campanha single-player. O jogo Titanfall deu origem ao universo que foi explorado em Titanfall 2 e também no bem sucedido Apex Legends (excluindo a versão mobile que, como referido, vai ser abandonada). Os fãs esperavam com ansiedade o próximo Titanfall 3, mas parece que será necessário aguardar bastante mais tempo, com a EA provavelmente a preferir continuar a apostar no Apex Legends, cujo custo de manutenção com novas seasons será bastante inferior ao do desenvolvimento de um novo jogo.

É pena. Pois este é também um dos jogos que nos relembra o panorama em que vivemos hoje em dia. O jogo Titanfall original, que era exclusivamente multiplayer, foi simplesmente abandonado e não há qualquer forma de o voltar a jogar - mesmo que se aceitasse que o jogo fosse jogado inteiramente com bots comandados pelo computador.


Curtas do dia

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)