2023/02/02

Tesla Model S bate recorde de autonomia em teste de inverno

Um teste de autonomia de carros eléctricos em temperaturas abaixo de zero deu a vitória ao Tesla Model S, com mais de 500 km.

O tempo frio tem impacto adverso nas baterias de lítio utilizadas pela maioria dos automóveis eléctricos, mas isso não tem impedido que seja nos países nórdicos onde esta transição esteja a acontecer de forma acelerada.

Este teste na Noruega pôs à prova 29 automóveis eléctricos, num percurso entre Oslo e Hjerkinn, com temperaturas entre os -5° e -10°C. E o grande destaque vai para o novo Model S, que foi o único carro a superar os 500 km, percorrendo 530 km até ficar sem bateria. Um resultado digno de registo, já que entre todos os demais carros testados nenhum deles chegou sequer aos 450 km, e apenas sete chegaram ou superaram os 400 km. Superou também o recorde obtido em 2021 por um Tesla Model 3 Long Range, que tinha percorrido 521 km.

O Model S conseguiu uma autonomia efectiva nestas condições difíceis que ficou apenas 16% abaixo dos 634 km de autonomia anunciados, face a outros que sofreram bastante mais com o frio: o Mercedes EQE 300 tem autonomia anunciada de 614 km mas ficou-se pelos 409 km percorridos, uma redução de 33%. Modelos mais acessíveis, como o Renault Megane, tiveram uma redução de 25%, de 428 para 318 km, valor idêntico ao do Tesla Model Y RWD, que passou de 455 para 337 km.

Felizmente, por cá não temos que nos preocupar com temperaturas negativas de forma frequente, mas será sempre um factor a ter em conta para quem estiver a planear uma viagem mais longa num carro eléctrico a temperaturas reduzidas.

1 comentário:

  1. interessante que não se fala em velocidade. lá foi tudo em passo caracol para tentar fazer o máximo km's possíveis. mais um teste sem utilidade, cheio de condutores profissionais em economia de bateria

    ResponderEliminar