2023/02/10

Notícias do dia

MEO e as dívidas de um contrato nunca feito; Deputados questionam legalidade de medidas Netflix contra partilha de contas; iPhone 15 e 15 Plus terão ressalto de câmara mais pronunciado; Windows 11 vai controlar iluminação RGB; e Android 14 reforça segurança anti malware.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um tapete RGB para rato.

Microsoft Teams Free obriga a criar nova conta free

A Microsoft conseguiu complicar aquilo que se pensaria ser extremamente simples. Apesar de já existir uma modalidade gratuita do Microsoft Teams, em Abril chega um novo Microsoft Teams (free) e que vai obrigar os utilizadores a criarem uma nova conta e perderem todos os dados que tinham na sua conta actual.

A nível de funcionalidades entre o novo (free) e o actual Free as coisas são praticamente idênticas, apesar do novo ser orientado para utilizadores domésticos e famílias, em oposição ao serviço Teams para uso empresarial. As videochamadas têm um limite de 100 participantes e uma hora no máximo, com as videochamadas 1-para-1 a poderem prolongar-se até 30 horas, tal como no serviço actual. Daí a grande curiosidade por saber o que terá levado a MS a exigir que para o novo serviço seja necessário usar uma nova conta, com a alternativa a ser pagar $4 mensais por utilizador para ter acesso ao Microsoft Teams Essentials. Também poderá ser uma boa altura para reconsiderar o serviço de videochamada utilizado.


Google Messages com reacções de qualquer emoji

Depois de uma fase de testes, a Google parece estar a fazer chegar a toda a gente a possibilidade de reagir a mensagens no Google Messages com qualquer emoji - em vez da reduzida pré-selecção que disponibilizava até agora.

Pode ser uma mera curiosidade, mas o sistema das "reacções" com emoji acaba por ser bastante útil, não só evitando a poluição de uma conversação com mensagens de confirmação / aprovação / etc. (que se torna ainda mais necessário no caso de conversações em grupo com dezenas de pessoas), como até pode funcionar como sistema de votações não oficial, por exemplo, votando-se numa ida às pizzas ou aos hamburguers mediante o emoji das reacções.


MS adiciona ChatGPT ao Word e Outlook em Março

A MS continua a avançar a toda a velocidade no sentido de capitalizar a parceria com a OpenAI e a popularidade do ChatGPT. Depois do Bing e Edge, no próximo mês veremos a integração com o ChatGPT ser expandida ao Word, Outlook e outros produtos da empresa.

O ChatGPT tem potencial transformador em inúmeras áreas, e a possibilidade de contar com a sua assistência para rapidamente responder a emails ou acelerar a criação de textos, será um grande salto face aos avanços de outras eras, como a correcção ortográfica, verificação gramatical, e sugestão de palavras. Não deverá demorar muito para que também isto passe a ser tão comum como essas outras ferramentas que nos habituamos a ter como dado adquirido nos processadores de texto.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A maior tensão eléctrica (V) já produzida foi de 25.5 MV (milhões de volts) no Oak Ridge National Laboratory nos EUA, usando vários geradores Van de Graaff a trabalhar em conjunto.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)