2023/02/10

Android 14 facilita remoção de bloatware

Para o próximo Android 14 a Google quer facilitar a remoção de apps instaladas automaticamente pelos fabricantes.

A Google não vai ficar a aguardar que os fabricantes tenham o bom-senso de serem comedidos naquilo que pré-instalam nos seus smartphones e tablets, e por isso prepara-se para facilitar a remoção de apps instaladas em background no Android 14.

Estas são apps que normalmente são instaladas por via directa pelos fabricantes ou seus parceiros, como as operadoras de telecomunicações, e que podem surgir "automaticamente" nos equipamentos dos utilizadores sem que estes tenham dito expressamente que as queriam. Há alguns fabricantes que usavam este método para "injectar" o Facebook directamente nos smartphones, ao ponto de até ter um sistema de actualizações que era independente das actualizações via Play Store.

Pois bem, embora isso continue a ser possível no Android 14, pelo menos também irá ficar mais visível para os utilizadores, numa nova secção dedicada às apps instaladas em background que mostra as apps que foram instaladas por esse meio nos últimos seis meses.
Tendo em conta que alguns fabricantes parecem não conseguir conter-se, todas as opções que dêem aos utilizadores maior controlo sobre os seus próprios equipamentos serão sempre bem vindas. Melhor ainda, seria uma opção para desactivar a instalação de apps em background, cortando com este "mal" pela raiz.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)