É impossível não ficar impressionando ao se utilizar um assistente como o ChatGPT, mas ainda mais impressionante é descobrir que o seu conhecimento não é limitado às coisas que foram utilizadas para o treinar, mas também sendo possível ensinar-lhe novas capacidades.
É precisamente esse o tema do Toolformer, que demonstra como se podem ensinar os LLMs a utilizar ferramentas externas que resolvam as suas lacunas.
Por exemplo, estes assistentes falham muitas vezes em coisas como aritmética simples. Com este sistema, torna-se possível ensinar o assistente a utilizar um serviço externo de cálculo, ao qual poderá recorrer sempre que for necessário. E o mesmo se aplica para qualquer outra coisa, como serviços de traduções, ou até motores de pesquisa para ir buscar dados sobre tópicos que não esteja familiarizado.
My thoughts on Toolformer
— Jay Hack (@mathemagic1an) February 12, 2023
IMO the most important paper in the past few weeks.https://t.co/4IDciigbkc
Teach an LLM to use tools, like a calculator or search engine, in a *self-supervised manner*
Interesting hack to resolve many blind spots of current LLMs
Here's how 👇 pic.twitter.com/zXveKAfQDa
Tudo isto é feito através de "diálogo" com o LLM e não através de programação tradicional, um pouco ao estilo do que já tinha sido feito naquela demonstração de integração do ChatGPT com a Siri e Home Assistant.
Imagine-se ao ponto a que as coisas poderão chegar daqui por mais alguns anos, quando pudermos pedir a um "ChatGPT 5.0" para criar o ChatGPT 6.0 com capacidades muito superiores às suas. :)
Esse último parágrafo dá que pensar... 🤔🤔
ResponderEliminar