A China está a construir aquela que descreve como sendo a barragem mais elevada do mundo, ficando a 5 mil metros de altitude.
A barragem de Maerdang aproveitará as águas do rio Amarelo, o segundo maior rio da China (6º do mundo) com mais de 5 mil quilómetros de extensão, para gerar mais de 7.3 mil milhões de kWh por ano. A barragem conta com sistema integrado que também dá uso a geração solar e conta com armazenamento de energia em baterias, para uma solução "tudo-em-um".
A China Energy diz que esta barragem evitará o consumo de 2.56 milhões de toneladas de carvão, e cortará as emissões de 8.16 milhões de toneladas de emissões de CO2.
A 5 mil metros de altitude, a barragem fica a mais do dobro da altura do pico da Serra da Estrela (1993 metros), e menos de mil metros abaixo do pico do Kilimanjaro (5895 metros).
A barragem deverá entrar em funcionamento em Março de 2024.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Não fica a 5 000 metros de altura, mas a 5 000 metros de altitude.
ResponderEliminarRectificado!
EliminarOu 7.3 TWh/ano (Terawatt-hora) !! o equivalente a 7,5 vezes a produção média da barragem mais potente de Portugal: barragem do Alto Lindoso (http://alfarrabio.di.uminho.pt/lindoso/barragem.htm)
ResponderEliminar👍
ResponderEliminar