2023/03/14

Claude da Anthropic quer fazer frente ao ChatGPT da OpenAI

O Claude quer assumir-se como o primeiro rival à altura do ChatGPT.

O sector da inteligência artificial está ao rubro desde o lançamento público do ChatGPT, mas apesar do avanço conseguido pela OpenAI, há muitos outros que fazem tudo o que podem para tentar assegurar a sua quota parte de protagonismo. É esse o caso da Anthropic, empresa criada por ex-funcionários da OpenAI, e que prometem que o seu Claude é mais capaz que o ChatGPT.

Por agora com acesso limitado, este Claude já está a ser utilizado por diversas empresas e serviços, sendo o sistema utilizado pelo DuckDuckGo no seu sistema de resumos. No entanto, há relatos que dizem que o Claude também sofre do mesmo tipo de problemas do ChatGPT, nomeadamente a nível de "alucinar" e dar respostas completamente inventadas, ou de ser facilmente ludibriado com um pouco de engenharia social para dar respostas que, à partida, não deveria dar.

No entanto, os seus criadores dizem que esse é um equilíbrio que é difícil de encontrar, já que se se for muito exigente naquilo que o sistema não deverá responder e penalizar certo tipos de respostas, pode chegar-se a um ponto em que a AI percebe que é mais proveitoso, segundo as suas regras internas, simplesmente ficar calada e nunca responder nada.

De resto, venha de lá o máximo de concorrência possível nestes assistentes AI. Vai ser interessante vê-los a interagir uns com outros e, quem sabe, talvez até cheguem à conclusão que não precisam dos humanos para nada. :)

2 comentários:

  1. "...pode chegar-se a um ponto em que a AI percebe que é mais proveitoso, segundo as suas regras internas, simplesmente ficar calada e nunca responder nada."
    Esta IA parece as mulheres... também fica amuada e não fala?!
    "- Que se passa querida?"
    "- Nada..."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eh, eh... Curiosamente, poderá ser considerado uma atitude inteligente. (ou 'esperta'?)

      É preferir a paz em vez do conflito.

      Pode não ser o mais indicado a longo prazo, mas a curto prazo será sem dúvida algo que só algo detentor de alguma inteligência poderá preferir caso não tenha (ou não saiba que tem) meios para se manter em posição de controlo.

      ...


      "- Esta noite vai doer-me a cabeça..."

      Eliminar